Pular para o conteúdo principal

SAMU DEVE OPERAR EM VARGINHA AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO QUE VEM

A população de Varginha tem mais uma conquista para comemorar: foi assinado na quinta-feira, 25 de novembro, em Belo Horizonte, contrato entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade. As ambulâncias devem circular dentro de seis meses. Para concretização da obra serão investidos cerca de R$ 3 milhões dos governos federal e estadual. O custeio mensal para funcionamento do complexo será de aproximadamente R$ 920 mil e 25% desse valor será advindo do consórcio de municípios criado para gerenciar a rede de urgência.

Foram quase dois anos de estudos e análises técnicas para a elaboração e aprovação do projeto SAMU-192, uma das prioridades do programa de governo municipal na área de saúde. “Corujinha” foi mentor e executor do projeto, junto com o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG). A implantação será possível graças a uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, bem como sua manutenção. O atendimento de urgência sediado em Varginha vai cobrir um terço da região Macrosul do Estado. Formada por cinco grandes municípios, Varginha, São Lourenço, Três Pontas, Três Corações e Lavras, além dos municípios de porte menor vizinhos às cidades, o sistema beneficiará 861 mil pessoas.

O projeto foi articulado e desenvolvido com a adesão dos 50 prefeitos e secretários municipais de saúde de todas as cidades que integram o Consórcio. A sede do Complexo Regulador Médico de Urgências será instalada em Varginha, próximo à rodovia do contorno, e possuirá uma área de mais de 5.000 metros. A construção será feita com verbas federais e estaduais, cabendo ao município a doação do terreno. De acordo com o secretário municipal de saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, a expectativa é de que dentro de seis meses a Central de Regulação esteja pronta e as ambulâncias nas ruas e estradas.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.