sábado, 11 de dezembro de 2010

SAMU REGIONAL VAI BENEFICIAR 861 MIL PESSOAS

A Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, juntamente com o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-MG) realizou nesta sexta, 10, reunião para a discussão das ações de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) regional Varginha. O evento foi às 09h30, no auditório do Senai, localizado à avenida Benjamim Constant, 389, Centro. Participaram do encontro, o prefeito do município Eduardo Carvalho (PT), o diretor da Gerência Regional de Saúde Mário Carvalho Terra, presidente da regional do COSEMS-MG Hermógenes Vaneli, o presidente da Associação do Municípios do Baixo Sapucaí (Ambasp) Argemiro Rodrigues Galvão e o secretário municipal de Saúde de Varginha Fausto Geraldeli Carvalho.

Durante o encontro que reunirá prefeitos e secretários municipais integrantes do colegiado, será apresentado o projeto aprovado do SAMU-192 em que o município sediará a Central de Regulação Médica de Urgência (CRMU). Um dos desdobramentos previstos na reunião é a formalização do consórcio intermunicipal que gerenciará o complexo.

Projeto SAMU-192 Regional Varginha
A implantação será possível graças a uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. O atendimento de urgência sediado em Varginha vai cobrir um terço da região Macrosul do Estado. Formada por cinco grandes municípios, Varginha, São Lourenço, Três Pontas, Três Corações e Lavras, além dos municípios de porte menor vizinhos às cidades. O sistema beneficiará 861 mil pessoas.

O projeto foi articulado e desenvolvido com a adesão dos 50 prefeitos e secretários municipais de saúde de todas as cidades que integram a regional do COSEMS-MG. A sede do Complexo Regulador Médico de Urgências será instalada em Varginha, próximo à rodovia do contorno, e possuirá uma área de mais de 5.000 metros. A construção será feita com verbas federais e estaduais, cabendo ao município a doação do terreno.
da assessoria

Nenhum comentário: