quinta-feira, 10 de abril de 2014

SERRA DE TRÊS PONTAS SE TORNA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 032, que estabelece como área de proteção ambiental o perímetro da Serra de Três Pontas, em Três Pontas, no Sul de Minas, com a finalidade de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais, inclusive suas nascentes de água. O projeto trata também do ordenamento do turismo recreativo, as atividades de pesquisa, bem como promover o desenvolvimento sustentável, naquela região. 
 
A criação da APA da Serra de Três Pontas visa dar cumprimento ao disposto na Lei federal nº 9.985/2000 que regulamenta o artigo 225, §1º, incisos I, II, III e VII da Constituição da república e institui o sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A Serra de Três Pontas, situada a mais ou menos 18 quilômetros da cidade, que deve seu topônimo ao citado relevo topográfico. Nas faldas dessa montanha nasce o Ribeirão das Três Pontas, em cujas margens várias sesmarias foram concedidas a quem as pediram.

Sua altitude é de aproximadamente 1200 metros, em relação ao nível do mar. Há pequenas quedas d´água na Serra, mas apenas uma é de maior porte, aumentando bastante o seu volume na estação chuvosa. Alguns esportistas têm praticado o turismo ecológico. A vista lá do cume é maravilhosa.

A Serra de Três Pontas conta com peculiar fauna e diversificada flora, encanta a todos que a visitam para respirar o ar das montanhas, além de propiciar uma incomparável vista da cidade.

No caminho para a Serra é possível se avistar inúmeras fazendas produtoras de café, montando um bonito cenário para os turistas que passam pela região.

A Serra de Três Pontas merece destaque por ser a originária do nome do Município, uma serra com "três" pontas, sendo considerada também o cartão postal da cidade.

Nenhum comentário: