Pular para o conteúdo principal

CÂMPUS AVANÇADOS

Desde o dia 11 de junho, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União, passaram a fazer parte oficialmente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica duas novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS): os câmpus avançados localizados nas cidades de Carmo de Minas e Três Corações. 

Com cursos já em funcionamento e alunos matriculados, os dois câmpus começaram a ser estruturados para alcançar autonomia e serem unidades gestoras, assim como já são a Reitoria e os outros seus câmpus do Instituto Federal.

Com o objetivo de dar apoio a essas novas unidades e buscar parcerias para acelerar a implantação delas, o reitor eleito do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, esteve nos dois municípios. Acompanhado dos pró-reitores José Luiz de Andrade Pereira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e José Mauro Monteiro (Administração); do chefe de Gabinete, Joarle Magalhães Soares; e da equipe de gestão que atua nos dois câmpus, Francisco Vítor de Paula (diretor-geral pro tempore), Wanderley Fajardo Pereira (diretor de Administração e Planejamento) e o professor Carlos José dos Santos; o reitor se reuniu com os prefeitos de Carmo de Minas, Guy Junqueira Vilela, e de Três Corações, Cláudio Pereira.

Em Carmo de Minas
Em Carmo de Minas, após a reunião na Prefeitura, que ocorreu no início da tarde, a equipe se dirigiu para a propriedade onde o câmpus irá funcionar. O local passa por reformas e os pavilhões estão sendo adaptados para abrigar salas de aulas e laboratórios. A sede de uma antiga fazenda do século XIX também será reformada e deverá abrigar o setor administrativo do câmpus. Atualmente, já estão sendo ofertados os cursos técnicos de Informática e Administração na cidade.

Em Três Corações
No final da tarde, a comitiva já estava em Três Corações para uma conversa com o prefeito da cidade, Cláudio Pereira. Na reunião, foi reafirmada a parceria do IFSULDEMINAS com o poder público municipal. Em seguida, os gestores se dirigiram ao câmpus, no bairro Chácara das Rosas, onde o diretor Francisco de Paula apresentou o plano de reforma da unidade, que já se encontra em processo licitatório.

Na unidade, já são oferecidos, na modalidade subsequente, os cursos técnicos em Enfermagem, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho e Informática. Apesar de terem sido reconhecidos oficialmente como parte integrande da Rede Federal em 11 de junho, a criação dos dois câmpus ocorreu em dezembro de 2013.
com Joarle Magalhães - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...