sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MONTES CLAROS SEDIA FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Rodrigo José Silva, esclareceu que a ideia de uma cooperação entre a cidade de Rivas-Vaciamadrid e os municípios norte-mineiros está fundamentada na experiência do município espanhol que teve um rápido desenvolvimento populacional de forma planejada e sustentável
Será realizado em Montes Claros, no Norte de Minas, no próximo dia 9, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), o 1º Fórum de Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos Sólidos do Norte de Minas. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Rivas-Vaciamadrid, na Espanha, pela Empresa Municipal de Serviços Públicos Rivas Madrid, pela Prefeitura de Montes Claros e pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte).

O encontro reunirá gestores da Espanha e do Norte de Minas a fim de discutir problemáticas e soluções para a correta destinação e para o tratamento de resíduos sólidos, já que o prazo para que os municípios se adequem à Política Nacional dos Resíduos Sólidos terminou no dia 2 de agosto de 2014. O evento pretende reunir 300 pessoas, com a participação de prefeitos dos municípios do Norte de Minas, governo, iniciativa privada, organizações nãogovernamentais (Ong's), setor acadêmico e sociedade civil.

Em reunião realizada na Prefeitura de Montes Claros nesta quarta-feira, 24, o presidente do Conselho Administrativo da Zennitau Investimentos, Rodrigo José Silva, esclareceu que a ideia de uma cooperação entre a cidade de Rivas-Vaciamadrid e os municípios norte-mineiros está fundamentada na experiência do município espanhol que teve um rápido desenvolvimento populacional de forma planejada e sustentável. 

“Rivas-Vaciamadrid foi o berço da guerra civil espanhola e foi totalmente destruída. Ela foi reconstruída de forma planejada e sustentável. Hoje, a cidade já superou o controle de emissão de gases, apresenta resultados eficientes em tratamento de água, saneamento, tratamento e destinação de resíduos”, explicou o empresário, que é brasileiro e possui cidadania espanhola. Por isso, o município de Rivas-Vaciamadrid foi convidado a fazer parte da cooperação que se efetivará mediante adesão dos municípios quem compõem o Codanorte.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Reinaldo Landulfo, que participou da reunião, a cooperação tem como objetivo possibilitar às prefeituras do Norte de Minas, “entre outras demandas, estudos, projetos e capacitação técnica”.


*clique nas imagens para ampliar

Nenhum comentário: