sexta-feira, 22 de maio de 2015

VARGINHA VAI RECEBER DEBATE PROMOVIDO PELA ASSEMBLEIA SOBRE MULHERES NA POLÍTICA

Deputada estadual Geisa Teixeira, durante a reunião preparatória para o Ciclo de Debates "Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação"

Cinco cidades mineiras vão receber o Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: o que querem as mulheres de Minas, entre 22 de maio e 12 de junho. Belo Horizonte sediou o ciclo no dia 13 de março, marcando o Dia Internacional da Mulher. 

Cerca de 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. No entanto, segundo a União Interparlamentar (UIP), o Brasil ocupa o 117° lugar em participação feminina na política, ficando atrás de países como Ruanda, Bolívia e África do Sul. 

A disparidade entre o número de eleitoras e o de candidatas suscita a discussão sobre o que impede maior presença das mulheres na política, assunto que estará no foco na reunião regional do Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que querem as mulheres de Minas, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza.

O Ciclo inicia em Mantena, no Vale do Rio Doce no próximo dia 22. No dia 25 é a vez Araçuaí, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Depois vem Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no dia 29, encerrando o mês de maio. No mês de junho é a vez de Ibirité, na Região Central do Estado. O evento se encerrará em Varginha, no Sul de Minas, no dia 12 de junho.

Entre os objetivos do evento, destacam-se a reflexão sobre os entraves para a participação na política e o incentivo a uma reforma que amplie a presença de mulheres em instâncias decisórias e representativas.

Nenhum comentário: