quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

NA FERNÃO DIAS, 6 EM CASA 10 ATROPELAMENTOS OCORREM PRÓXIMO ÀS PASSARELAS

Concessionária promoverá campanha em Igarapé para conscientizar pedestres e ciclistas, que também poderão fazer exames básicos de saúde no local


Na próxima terça-feira, 23, equipes da Autopista Fernão Dias, concessionária do Grupo Arteris, estarão em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para realizar mais uma edição das campanhas Passarela Viva e Viva Ciclista. 

O objetivo é incentivar o uso das passarelas e alertar os pedestres quanto aos riscos de atropelamentos. Atualmente, a Fernão Dias possui 84 dispositivos para passagem de pedestres. No entanto, muitas pessoas ainda preferem se arriscar na rodovia. 

 De acordo com os dados da Autopista, 64% dos atropelamentos acontecem até um quilômetro de distância das passarelas.

“O bem estar de motociclistas, motoristas, ciclistas e pedestres é uma preocupação constante da concessionária e sabemos que a educação é o melhor caminho para mudar essa realidade. Por isso realizamos campanhas como essa, o objetivo é para preservar vidas”, afirma o diretor superintendente da Autopista Fernão Dias, Helvécio Tamm.

A ação terá início às 08h, na passarela do km 511 da BR 381. Durante as atividades, os pedestres também poderão realizar exames básicos de saúde, como aferir pressão arterial e calcular o índice de massa corpórea, ao mesmo tempo em que a equipe da concessionária traz informações sobre o uso da passarela. 

“Utilizar o dispositivo é a única forma de atravessar a rodovia com segurança, eliminando as chances de atropelamento”, ressalta o gerente de tráfego da Autopista, José Carlos de Oliveira. Os pedestres também levarão para casa brindes e folhetos informativos sobre o tema.

As campanhas Passarela Viva e Viva Ciclista são realizadas em todas as concessionárias do Grupo Arteris. Somente em 2015, mais de 479 pessoas foram abordadas em três dias de campanha na Fernão Dias. 

O resultado das ações, associada a uma gama de medidas de engenharia e operação, reduziu aproximadamente 42,1% o número de mortos por atropelamento e cerca de 64,28 % o volume total de ocorrências desta natureza entre 2010 e 2015.

Desde o início da concessão, a Autopista Fernão Dias já implantou 50 novas passarelas ao longo do trecho, sendo que 11 delas foram finalizadas entre 2014 e 2015. 

Em 2016, está previsto a conclusão de uma passarela no contorno de Betim e o início das obras de outras duas. Estas passagens elevadas foram construídas em locais estratégicos, para aumentar a segurança dos pedestres e com isso, reduzir o número de atropelamentos.
com assessoria

Nenhum comentário: