Pular para o conteúdo principal

'RODA DE CONVERSA' CONQUISTA PÚBLICO MINEIRO

A jornalista Leda Nagle e a pesquisadora Gilze Bara conversaram com o público de Juiz de Fora sobre mídia e educação

O projeto Roda de Conversa, realizado pelo Sesc em todo o estado de Minas Gerais, está conquistando o público e agregando um número cada vez maior de participantes e colaboradores. 

O objetivo é proporcionar às pessoas uma oportunidade de discussão sobre assuntos relacionados ao segmento cultural, por meio de encontros com a participação de especialistas nos temas propostos.

Os números do projeto falam por si sós. Só neste ano, até o final de setembro, terão sido realizadas 44 edições com a participação de aproximadamente 2,3 mil pessoas. A expectativa é que outras 30 Rodas ainda sejam realizadas até dezembro. 

A edição mais recente foi realizada em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira no último dia 24. O encontro teve como convidada especial a jornalista mineira Leda Nagle. 

A mediação foi da pesquisadora Gilze Bara. Aproximadamente 150 pessoas participaram do encontro, que ocorreu no Teatro do Colégio Cristo Redentor. 

O tema proposto para a ocasião foi Relações entre arte, educação e mídia: o jornalista enquanto mediador.

Para Leda Nagle, que neste ano completa 40 anos de carreira, a ocasião serviu para fomentar o debate em torno das novas propostas pensadas recentemente para a educação brasileira. 

“Tivemos uma experiência muito rica. As pessoas estavam muito interessadas. A atualidade do tema diante da nova reforma do ensino fortaleceu a abordagem. Foi uma troca muito produtiva para todos nós. Achei as pessoas esperançosas e preocupadas, desejando se informar sobre o assunto”, disse.

O professor Walmor Calabe foi um dos que participaram da Roda de Conversa em Juiz de Fora. Ele também comemorou a oportunidade de debater com outras pessoas um tema cada vez mais importante para o contexto da sociedade. 

“Os convidados e participantes tocaram em pontos muito importantes e construtivos. Isso vai contribuir imensamente com o nosso trabalho e com o entendimento do que está acontecendo no Brasil de hoje”, observou.
por Saulo Penaforte - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...