sexta-feira, 18 de novembro de 2016

TURISMO & HISTÓRIA: REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ SERÁ INAUGURADA NO PRÓXIMO SÁBADO EM PERDÕES


O município de Perdões, no Sul de Minas, inaugura no próximo sábado, 19, a revitalização da Praça Zoroastro Alvarenga, a Praça da Matriz, localizada em um dos pontos mais altos da cidade. 

O prefeito Fernando Piau (PP), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico realizarão a solenidade de inauguração às 20h. Logo após haverá apresentação da Orquestra de Flautas Sopro dos Anjos. 

O entorno da Praça Zoroastro Alvarenga possui belíssimos exemplares arquitetônicos, sendo em sua maioria residências dos séculos XVIII e XIX. 

A Igreja Matriz é a principal construção de referência turística da praça. Ela foi construída em 1870, em estilo barroco. Hoje, ela ainda preserva alguns móveis e imagens que datam do século XIX. 

São peças originais esculpidas por um autor desconhecido de São João Del Rei, nas Vertentes. A igreja passou por diversas reformas, ficando assim descaracterizada. Em 1992, entretanto, o padre da época, hoje bispo da Diocese de Oliveira, dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, promoveu uma reconstituição da igreja. 

Além do seu valor arquitetônico, histórico e turístico, a igreja matriz abriga a imagem do Senhor Bom Jesus dos Perdões, que tem uma grande ligação com a origem do município.

Nenhum comentário: