Pular para o conteúdo principal

CALOUROS PARTICIPAM DE ENCONTRO COM O REITOR


O primeiro período letivo de 2017 começou na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Um dos eventos que marcou o início das aulas é o encontro dos calouros com o reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo. 

Ao todo, 1428 estudantes de 29 cursos presenciais de graduação se reuniram na última quinta-feira à noite, 27, no Ginásio Poliesportivo, e foram recepcionados por integrantes das pró-reitorias e das coordenações de curso.

Como de costume, o professor Scolforo deu as boas-vindas aos universitários e os apresentou a pró-reitores, citando, resumidamente, a função de cada um na instituição.  

Em seguida, a iniciativa do reitor se repetiu com os coordenadores de curso. Ao se referir aos responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão na instituição, o reitor fez menção à necessidade dos alunos manterem diálogo com os professores e coordenadores para solução de problemas durante o curso. “São pessoas importantes para vocês na universidade. Portanto, incomode-os”, afirmou.


Chegar à universidade pública é um desafio para milhares de brasileiros e brasileiras, especialmente aqueles que têm menos acesso à educação. Por isso, o reitor aconselhou os calouros a aproveitarem ao máximo a chegada à UFLA. 

“Vocês tiveram a oportunidade que muitos brasileiros gostariam de ter e não têm. As famílias de vocês se sacrificaram muito para vocês estarem aqui. Não dá para perder a oportunidade”.

Ao falar do ingresso à universidade, o professor aconselhou aos estudantes a conciliarem estudo e diversão, evitando os excessos e praticando a solidariedade.  

“Dá para se divertir, mas vocês vieram aqui para estudar. Quanto mais vocês forem qualificados mais sucesso vocês terão no mercado de trabalho” destacou o reitor, que lembrou ainda dos desafios ao longo vida acadêmica.  “Se vocês chegaram até aqui é porque vocês têm mérito. E quando é preciso acreditar na gente? Quando está tudo fácil? A gente precisa acreditar na gente nas adversidades. Você tem que persistir porque você vai vencer”.

Por fim, o reitor salientou o lugar de destaque da UFLA entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Ele atribuiu os bons resultados da universidade ao desempenho dos alunos e ao esforço dos servidores. 

“Para nós é muito gratificante que vocês tenham escolhido essa instituição. Eu agradeço a cada um de vocês por isso”.

Calouros
Natural de Pirapora, no Norte de Minas, o estudante Bruno Theodoro foi aprovado na UFLA por meio do sistema de cotas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), para o curso de Filosofia. Ele contou que já conhecia a universidade, onde tem um namorado que cursa Engenharia de Alimentos, e espera desfrutar bons momentos de estudos na instituição.

Caloura de Matemática, Tábata Ferreira Alves Ribeiro vive a expectativa de iniciar um novo curso superior na universidade. Em 2014, ela foi aprovada para Sistemas de Informação, mas resolveu migrar de graduação. Moradora de Carrancas, Tábata sonha em ser professora e trabalhar na região de Lavras.

Informações e reconhecimento
No encontro com o reitor, os estudantes assistiram a dois vídeos. O primeiro é uma reportagem da TV Globo a respeito do reconhecimento da UFLA como universidade sustentável. Já o segundo, que está disponível no Blog do Calouro,  foi produzido espontaneamente pelo estudante de ABI Engenharia Maik Ferreira, que orientou os calouros sobre o funcionamento e a localização de alguns departamentos.

Trote
A aprovação na universidade significa momentos de descontração para os estudantes. A comemoração, no entanto, não deve ser confundida com desordem e abusos. 

Nesse sentido, a prática do trote foi proibida na UFLA, tanto dentro quanto fora do câmpus, podendo levar até ao desligamento dos envolvidos. A punição está prevista na Resolução 067/08, publicada em 2008 pelo Conselho Universitário da UFLA (Cuni). 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...