Pular para o conteúdo principal

UFLA TEM HOJE 1.365 PROJETOS DE PESQUISA REGISTRADOS NA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA


A Constituição de 1988, em seu Artigo 207, garantiu às universidades autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, ao mesmo tempo em que definiu a necessidade de obediência à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

E a data em que se comemora o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807/2008) – 8 de julho – foi uma boa oportunidade para falar sobre um desses pilares – a pesquisa na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Alguns números
De acordo com dados da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), a UFLA tem hoje 1.365 projetos de pesquisa registrados, número 48% superior ao encontrado cinco anos antes – em 2012. 

Uma boa parte deles (48%) está concentrada na área de ciências agrárias, que por sua vez está ligada ao contexto histórico de fundação e desenvolvimento da universidade. 

As áreas de ciências biológicas, de saúde, exatas, humanas, sociais aplicadas, engenharias e de linguística, letras e artes avançam na pesquisa, à medida que ganham espaço também no ensino e na extensão.

Nesse universo em que as informações científicas se transformam em um conhecimento que se estrutura para ser útil à sociedade, os números mostram que pesquisadores e pesquisadoras caminham juntos nos esforços. 

Considerando o total de mulheres que são potenciais pesquisadoras (ligadas ao quadro de servidoras da UFLA), o número de projetos de pesquisas coordenados por elas equivale a 48%. 

Outro dado que merece destaque é o número de estudantes de pós-graduação, cuja formação está diretamente ligada à produção científica. A UFLA tem hoje mais 2.400 pós-graduandos, sendo 55,6% de mulheres e 44,4% de homens.

Bolsas
Estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação ou mesmo recém-doutores e pesquisadores já experientes têm acesso a diferentes modalidades de bolsas de incentivo à pesquisa, seja as concedidas pela própria UFLA, seja as que são concedidas por meio das agências de fomento.

Vale um destaque para o Programa BIC Júnior na UFLA, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo da iniciativa é despertar a vocação científica em estudantes do ensino médio da rede pública, incentivando talentos potenciais a prosseguir no caminho acadêmico. D

urante os três anos do Ensino Médio, eles participam de atividades de pesquisa científica e tecnológica, com orientação de pesquisadores da Universidade.

Na UFLA, o BIC Jr. teve início em 2002. Atualmente, são 150 vagas do BIC Jr. na instituição. Todos os anos, a UFLA certifica os estudantes concluintes do Programa em cerimônia oficial. 
“Antes do BIC Júnior, a Universidade parecia um lugar inacessível para mim. Mas circulando pela UFLA, descobri a área profissional que pretendo seguir e decidi que é esse mundo que desejo para mim. Aqui tivemos um desenvolvimento muito grande. Até nosso vocabulário se transformou. Foi muito bom! – depoimento de Tamires Aparecida de Oliveira Silvam, concluinte do programa em 2016.

“Antes do BIC Júnior, a Universidade parecia um lugar inacessível para mim. Mas circulando pela UFLA, descobri a área profissional que pretendo seguir e decidi que é esse mundo que desejo para mim. Aqui tivemos um desenvolvimento muito grande. Até nosso vocabulário se transformou. Foi muito bom! – depoimento de Tamires Aparecida de Oliveira Silvam, concluinte do programa em 2016.

Recursos
Além do investimento de recursos da própria universidade, o desenvolvimento da pesquisa é potencializado por meio de recursos captados, por exemplo, junto às agências de fomento (CNPq, Fapemig, Capes e outras). 

Esse volume tem sido crescente nos últimos anos, saindo de 27,6 milhões de reais em 2012 para mais de 38 milhões em 2016. A apresentação de propostas bem fundamentadas aos editais dessas agências é determinante para esse avanço.

Prêmios e Reconhecimento
Os investimentos feitos e os esforços da comunidade acadêmica na pesquisa tornam os resultados visíveis por meio de prêmios e reconhecimentos alcançados por pesquisadores da instituição.

Os reconhecimentos também são perceptíveis por resultados como o do Ranking Folha 2016, em que a UFLA aparece com a quarta universidade mais produtiva do País, considerando-se o número de artigos científicos publicados por professores. 

A edição da Folha de São Paulo de 19/9/2016 chegou a citar a UFLA como a instituição mais produtiva fora do Estado de São Paulo, já que ficou atrás apenas da Unicamp, USP e Unifesp, sendo uma instituição de pequeno para médio porte, localizada no interior do Estado. (Relembre a divulgação feita na época)

Internacionalização
O investimento em ações de internacionalização, como os programas para aumentar o acesso da comunidade acadêmica aos cursos de idiomas, por exemplo, é outro fator que tem colaborado para o avanço da pesquisa na instituição.



- clique na imagem para ampliar - Números referentes a publicações científicas de autores ligados à UFLA em uma das principais bases internacionais (Web of Science). Levantamento: PRP.

_________________________________________________________________________________
RESULTADOS E NOVOS PROJETOS

Teodorico Ramalho enfatizou as ações para o fortalecimento da Pesquisa, durante reunião realizada em 2016 sobre planejamento estratégico da instituição

O atual pró-reitor de Pesquisa da UFLA é o professor do Departamento de Química (DQI) Teodorico de Castro Ramalho.  

À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa há cerca de um ano, Teodorico fala dos desafios, das conquistas e das possibilidades para a pesquisa na Universidade.

Como podemos avaliar os resultados da pesquisa na UFLA hoje?

O avanço tem sido significativo, principalmente quando consideramos o quesito “internacionalização”. Nossas publicações em periódicos internacionais têm crescido de forma representativa. Apesar o número total de publicações ter ficado bem estável ao longo dos anos, percebemos um aumento da qualidade desse material, alcançando periódicos internacionais e de maior fator de impacto. Isso aumenta nossa visibilidade no mundo, o que alimenta um ciclo positivo: mais pesquisadores, estudantes e profissionais em geral passam a se interessar a virem para a UFLA, novas parcerias se estabelecem, e os impactos positivos projetam-se sobre ensino, pesquisa e extensão. Ligados a esses resultados, têm sido muito importantes e estratégicas as ações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), com editais e programas que tornam mais acessíveis as publicações internacionais e de alto impacto.

Há expectativas de novos projetos e ações que possam incrementar e impulsionar ainda mais a pesquisa? O que é destaque hoje para a pesquisa no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA? Alguma grande meta?

Já é bem conhecida a ideia de que as crises são oportunidades para que encontremos novos caminhos. O atual momento delicado pelo qual passa o País nos leva a crer que um caminho importante agora é a busca do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação na Universidade. Nossos objetivos, então, envolvem a busca de recursos para subsidiar a pesquisa que possam ir além das tradicionais agências de fomento. A UFLA tem hoje quase cem pedidos de patentes de tecnologias que podem ser transferidas à sociedade e ajudar na geração de recursos que vão retornar e impulsionar a pesquisa. Pretendemos incentivar a inovação e as parcerias público-privadas, de modo que tenhamos mais autonomia, maximizando nosso potencial de oferecer bons resultados à sociedade. Articulações conduzidas por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas (Nintec e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) têm metas nesse sentido, para que avancemos com a pesquisa. Será apenas o início de um longo processo.

Parte desse esforço aparecerá no Ciufla deste ano, que terá foco sobre o tema “inovação”. Nós, da academia, não fomos formados e preparados para a prática empreendedora, e isso precisa ser fomentado. A experiência mostra que é um caminho promissor: hoje sabemos há tecnologias criadas dentro da UFLA, que foram desenvolvidas em empresas incubadas e que agora, já graduadas, movimentam um faturamento alto no mercado, com reflexos positivos para a economia, para o emprego, etc.

Qual você sente ser o maior desafio de ser um pró-reitor de pesquisa?

Sinto grande satisfação por essa oportunidade, porque tenho tido contato com pessoas de diferentes áreas da comunidade acadêmica. É uma experiência rica interagir com a UFLA toda. É um momento de aprendizado.

Hoje na UFLA temos uma área, com as Ciências Agrárias, com uma pesquisa consolidada e sedimentada, ao lado das demais áreas do conhecimento que vêm emergindo com força na pesquisa. Um grande desafio passa a ser, então, garantir que a referência consolidada se mantenha pujante, e, ao mesmo tempo, incentivar as demais áreas a trilhar o mesmo caminho.

Outro ponto desafiador não deixa de ser relacionado ao momento econômico-financeiro. As dificuldades pelas quais passam as agências de fomento na liberação de recursos acabam por limitar nossa capacidade de planejamento. Mas acreditamos que o investimento em inovação poderá nos trazer mais autonomia nesse ponto no futuro.

por Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.