Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL VISITA NOVAS INSTALAÇÕES DE ESCOLA EM TEÓFILO OTONI


O governador Fernando Pimentel (PT) realizou nesta terça-feira, 8, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, uma visita inaugural ao edifício novo da Escola Estadual de Liberdade, localizada no distrito de Lajinha.
 
Durante o evento o governador também entregou kits escolares para os alunos da unidade de ensino e para estudantes da comunidade indígena da região. A escola completou 60 anos de fundação em fevereiro passado.

As obras, que tiveram investimento de R$ 4,1 milhões (dos quais R$ 3,5 milhões em recursos estaduais e o restante da União), começaram em agosto de 2014 e foram paralisadas poucos meses depois.
 
A construção do prédio foi retomada ainda no primeiro ano da gestão de Fernando Pimentel e entregue à comunidade neste ano. O prédio era uma demanda antiga da comunidade local. Nos últimos anos, a unidade funcionou em locais improvisados.

Desenvolvimento
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, lembrou que a iniciativa da construção da escola faz parte de uma diretriz do atual governo de Minas Gerais de priorizar a área da Educação.
 
"Muitas vezes, esta escola funcionou em lugares indignos para os alunos e os funcionários. O governo quer uma escola pública com agenda forte, múltipla, com educação profissional para os jovens. Nós não teremos desenvolvimento sem educação", disse. A secretária lembrou ainda investimentos recentes da pasta, como o lançamento do programa "+Educação". "O nosso governo quer mais educação, quer mais educação profissional", disse.

Macaé Evaristo anunciou, durante o evento, o lançamento do edital de seleção de projetos de iniciação científica para os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (Nupeas).
 
O objetivo é incentivar os estudos africanos e afro-brasileiros dentro das escolas mineiras e fomentar a reflexão sobre os processos históricos de discriminação e racismo.
 
Ela lembrou a importância de a cultura africana entrar para a grade curricular dos alunos nas escolas de Minas Gerais. Para participar da iniciativa, as escolas interessadas deverão apresentar projetos de pesquisa - em conformidade conforme o edital lançado - que serão avaliados e selecionados.

Já a diretora da escola, Cláudia de Cássia Rodrigues de Souza, destacou a importância da nova sede para melhorar o bem-estar e o aprendizado dos alunos. Segundo ela, já é possível perceber que as crianças e os jovens estão mais frequentes nas aulas.
 
“É um prédio moderno e funcional, que irá favorecer significativamente o aprendizado dos alunos. Este é um momento histórico. Presenciei todas as transformações dessa escola e posso dizer que a nova sede já modificou a vida dos alunos, trazendo a todos mais motivação e prazer. Eles estão mais frequentes e se dedicam mais às aulas”, afirmou.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, lembrou que os investimentos refletem a atenção do governo de Minas Gerais com o Território Mucuri.
 
"O Estado sempre foi administrado pela capital. Mas esta gestão está unindo as Minas às Gerais. Esta é a primeira vez que um governador visita a comunidade de Lajinha", disse.

A Escola Estadual de Liberdade foi construída em 1957 pelos próprios moradores do distrito de Lajinha, que fica a 15 quilômetros de Teófilo Otoni.
 
Durante mais de 50 anos, a escola, que abriga 390 alunos, funcionou nas dependências de uma igreja e, antes de ser transferida para o prédio novo, as atividades escolares foram desenvolvidas em um espaço alugado em um antigo motel da cidade.
 
O novo espaço conta com dois prédios paralelos, interligados por bloco de escada e rampa, 12 salas de aulas, área para recreio coberta, biblioteca, sala de línguas, informática e demais dependências. Há também uma quadra poliesportiva com arquibancada coberta e área reservada para cadeirantes.

Durante a solenidade, o governador entregou kits escolares (compostos por cadernos, blocos de desenho e mapa de Minas Gerais) aos alunos da escola.
 
O governo do Estado também distribuiu outros 300 kits, de um total de 990, para estudantes indígenas que frequentam as escolas estaduais Izabel Silva Maxakali (localizada no município de Ladainha); Indígena Maxakali (Santa Helena de Minas); Capitãozinho Maxakali (Bertópolis); e Aldeia Mokurin (Campanário), todas localizadas no Território Mucuri. O material foi produzido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Presenças
Também compareceram ao evento o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o diretor de Negócios da Prodemge, Gustavo Prado; o deputado federal Leonardo Monteiro e os deputados estaduais Durval Ângelo e Neilando Pimenta (representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Também estiveram presentes os prefeitos de Itambacuri, Henrique Luiz da Mota Scofield; de Bertópolis, Aristóteles Ângelo Rossi Depolo e de Novo Cruzeiro, Nilton Coelho de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho