quarta-feira, 9 de agosto de 2017

FERNANDO PIMENTEL VISITA NOVAS INSTALAÇÕES DE ESCOLA EM TEÓFILO OTONI


O governador Fernando Pimentel (PT) realizou nesta terça-feira, 8, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, uma visita inaugural ao edifício novo da Escola Estadual de Liberdade, localizada no distrito de Lajinha.
 
Durante o evento o governador também entregou kits escolares para os alunos da unidade de ensino e para estudantes da comunidade indígena da região. A escola completou 60 anos de fundação em fevereiro passado.

As obras, que tiveram investimento de R$ 4,1 milhões (dos quais R$ 3,5 milhões em recursos estaduais e o restante da União), começaram em agosto de 2014 e foram paralisadas poucos meses depois.
 
A construção do prédio foi retomada ainda no primeiro ano da gestão de Fernando Pimentel e entregue à comunidade neste ano. O prédio era uma demanda antiga da comunidade local. Nos últimos anos, a unidade funcionou em locais improvisados.

Desenvolvimento
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, lembrou que a iniciativa da construção da escola faz parte de uma diretriz do atual governo de Minas Gerais de priorizar a área da Educação.
 
"Muitas vezes, esta escola funcionou em lugares indignos para os alunos e os funcionários. O governo quer uma escola pública com agenda forte, múltipla, com educação profissional para os jovens. Nós não teremos desenvolvimento sem educação", disse. A secretária lembrou ainda investimentos recentes da pasta, como o lançamento do programa "+Educação". "O nosso governo quer mais educação, quer mais educação profissional", disse.

Macaé Evaristo anunciou, durante o evento, o lançamento do edital de seleção de projetos de iniciação científica para os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (Nupeas).
 
O objetivo é incentivar os estudos africanos e afro-brasileiros dentro das escolas mineiras e fomentar a reflexão sobre os processos históricos de discriminação e racismo.
 
Ela lembrou a importância de a cultura africana entrar para a grade curricular dos alunos nas escolas de Minas Gerais. Para participar da iniciativa, as escolas interessadas deverão apresentar projetos de pesquisa - em conformidade conforme o edital lançado - que serão avaliados e selecionados.

Já a diretora da escola, Cláudia de Cássia Rodrigues de Souza, destacou a importância da nova sede para melhorar o bem-estar e o aprendizado dos alunos. Segundo ela, já é possível perceber que as crianças e os jovens estão mais frequentes nas aulas.
 
“É um prédio moderno e funcional, que irá favorecer significativamente o aprendizado dos alunos. Este é um momento histórico. Presenciei todas as transformações dessa escola e posso dizer que a nova sede já modificou a vida dos alunos, trazendo a todos mais motivação e prazer. Eles estão mais frequentes e se dedicam mais às aulas”, afirmou.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, lembrou que os investimentos refletem a atenção do governo de Minas Gerais com o Território Mucuri.
 
"O Estado sempre foi administrado pela capital. Mas esta gestão está unindo as Minas às Gerais. Esta é a primeira vez que um governador visita a comunidade de Lajinha", disse.

A Escola Estadual de Liberdade foi construída em 1957 pelos próprios moradores do distrito de Lajinha, que fica a 15 quilômetros de Teófilo Otoni.
 
Durante mais de 50 anos, a escola, que abriga 390 alunos, funcionou nas dependências de uma igreja e, antes de ser transferida para o prédio novo, as atividades escolares foram desenvolvidas em um espaço alugado em um antigo motel da cidade.
 
O novo espaço conta com dois prédios paralelos, interligados por bloco de escada e rampa, 12 salas de aulas, área para recreio coberta, biblioteca, sala de línguas, informática e demais dependências. Há também uma quadra poliesportiva com arquibancada coberta e área reservada para cadeirantes.

Durante a solenidade, o governador entregou kits escolares (compostos por cadernos, blocos de desenho e mapa de Minas Gerais) aos alunos da escola.
 
O governo do Estado também distribuiu outros 300 kits, de um total de 990, para estudantes indígenas que frequentam as escolas estaduais Izabel Silva Maxakali (localizada no município de Ladainha); Indígena Maxakali (Santa Helena de Minas); Capitãozinho Maxakali (Bertópolis); e Aldeia Mokurin (Campanário), todas localizadas no Território Mucuri. O material foi produzido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Presenças
Também compareceram ao evento o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o diretor de Negócios da Prodemge, Gustavo Prado; o deputado federal Leonardo Monteiro e os deputados estaduais Durval Ângelo e Neilando Pimenta (representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Também estiveram presentes os prefeitos de Itambacuri, Henrique Luiz da Mota Scofield; de Bertópolis, Aristóteles Ângelo Rossi Depolo e de Novo Cruzeiro, Nilton Coelho de Oliveira.

Nenhum comentário: