segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

PRIMEIRO LEVANTAMENTO DE 2020 APONTA VARGINHA COMO CIDADE DE MÉDIO RISCO DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE

Foram encontrados 119 focos do Aedes Aegypti

Realizado nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, o 1º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2020, classificou o município de Varginha,  no Sul de Minas, como médio risco de infestação do mosquito Aédes Aegypti

Realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis, o LIRAa consiste na visitação de quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.

Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

Em Varginha no total geral foram encontrados 119 focos do Aedes Aegypti, contra 30 focos encontrados no levantamento realizado anteriormente no mês de outubro de 2019. Os bairros com maior número de depósitos com focos foram o Jardim Sion, Cruzeiro do Sul, Mont Serrat, Parque Rinaldi e Parque Boa Vista. Os recipientes mais comuns com focos foram baldes (captação de água de chuva), ralinhos e pneus.

Nenhum comentário: