Pular para o conteúdo principal

TRE-MG TEM NOVOS PRESIDENTES E VICE

Desembargadores Marcos Lincoln e Maurício Soares tomaram posse na sexta

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargadores Marcos Lincoln dos Santos (à esquerda) e Maurício Torres Soares, tomaram posse na última sexta-feira, dia 18, durante sessão solene por videoconferência. Devido à pandemia de covid-19, a solenidade foi realizada de forma virtual, com transmissão ao vivo no canal do TRE no YouTube. O desembargador Marcos Lincoln dos Santos passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, cujo biênio se encerrou no Tribunal.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE destacou, inicialmente, “que não será fácil suceder o presidente Alexandre Carvalho, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral e também pela generosidade, companheirismo, entrosamento e amizade que mantivemos neste ano em que exercemos a vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral e, mormente, pela cooperação que demonstrou nesses dias de transição”.

Quanto ao período em que exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor (junho de 2020 a junho de 2021), afirmou que “ o exercício da nobre, mas às vezes espinhosa e difícil função de Corregedor Regional Eleitoral, sem dúvida, enriqueceu-me, sobremaneira, como magistrado, como cidadão, como gestor e, sobretudo, como pessoa”.

Ao falar sobre o novo tempo que se agora se apresenta, no exercício da presidência do TRE, exaltou a “seriedade e competência da Justiça Eleitoral Mineira, composta por 320 magistrados, 2330 servidores e servidoras, 200 estagiários, terceirizados contratados na capital e interior”, estrutura que será necessária para enfrentar os desafios que virão.

Discorreu, ainda, sobre o momento atual da política nacional, e destacou as preocupações com as questões que estão sendo discutidas, entre outras: possibilidade de impressão do voto eletrônico; a reforma eleitoral e política, inclusive com um novo Código Eleitoral e um Código de Processo Eleitoral; necessidade de estimular a participação feminina; urgência de regras mais claras para a propaganda eleitoral pré-campanha; e as propostas de fortalecimento dos partidos políticos.

Ao final, disse que “independentemente de quais sejam as modificações na legislação eleitoral, este Tribunal Regional haverá de seguir as orientações, normas, decisões administrativas e judiciais dos Tribunais Superiores, respeitando-se, quando for o caso, o convencimento motivado de cada julgador. ”

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho disse se sentir “verdadeiramente honrado pela oportunidade que Deus me deu de poder trazer minha contribuição em defesa da democracia, sobretudo em razão da nobre missão deste TRE, qual seja garantir a legitimidade do processo eleitoral e fazer cumprir a vontade soberana dos cidadãos mineiros na escolha de seus representantes”.

Acrescentou que tem a certeza de que o desembargador Marcos Lincoln “continuará com firmeza de propósito e retidão de caráter, empreendendo outros projetos, novos rumos a este tribunal. ” E que está convicto de que o desembargador Maurício Soares “exercerá de forma seu mandato de maneira exemplar, e comandará esta Corte de maneira irrepreensível, na realização das Eleições 2022”.

Em nome da Corte Eleitoral, discursou o juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, que compõe o quadro de juízes do Tribunal desde 2019. Fazendo uma pequena retrospectiva da vida profissional do desembargador Marcos Lincoln, ressaltou a formação humana, intelectual e ética do novo presidente do TRE, magistrado de “visão progressista, sempre conduzida no propósito de se dar efetividade à máxima garantia para o jurisdicionado”. Saudou, ainda, o vice-presidente, desembargador Maurício Soares, de quem destacou o “notório equilíbrio e eficiência no exercício da magistratura. ”

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, manifestou o seu apoio e desejo de sucesso aos desembargadores que assumem a Presidência e a Vice-Presidência da Corte Eleitoral. O procurador elogiou, ainda, o nível de responsabilidade e conhecimento jurídico dos novos gestores.

Ressaltando o bom relacionamento do TRE com os advogados, o representante da OAB, Raimundo Cândido Neto, parabenizou os empossados e assinalou as qualidades dos novos dirigentes, reafirmando a profícua parceria da instituição com o Tribunal, especialmente com a Escola Judicial.

Presenças virtuais
Também participaram da solenidade os familiares do novo presidente e, entre outras autoridades, os integrantes titulares e substitutos da Corte Eleitoral mineira; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus; o conselheiro Durval Ângelo, representando o presidente do TCEMG; a subprocuradora-geral de justiça Eliane Maria Gonçalves Falcão, representando o procurador-geral do MPMG; e os ex-presidentes do TRE Orlando Adão de Carvalho, Edgard Amorim e Rogério Medeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.