quinta-feira, 12 de agosto de 2021

BAIXO ÍNDICE DE FALHAS CONFIRMA EFICIÊNCIA DOS PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Prefeituras que investiram na contratação de serviços especializados mantêm um percentual de lâmpadas apagadas inferior a 2%

Para os municípios que almejam se adequar ao conceito de cidades inteligentes, um sistema de iluminação pública eficiente é fundamental. A substituição das antigas lâmpadas de vapor de metal pelas luminárias de LED garante mais segurança à população, reduz o impacto sobre o meio ambiente e pode gerar uma redução no consumo de energia superior a 50%. Não é por acaso que em todo Brasil os investimentos em modernização são cada vez maiores.

Um dos indicadores utilizados pelas cidades que estão modernizando seus sistemas de iluminação pública, para mensurar o retorno dos investimentos e o grau de eficiência, é o índice de lâmpadas apagadas. Em contratos de concessão, o percentual máximo de falhas costuma ser delimitado em 2%, em relação ao total de pontos de luz encontrados no parque de iluminação. Com índices ainda menores, quem investiu em modernização e manutenção tem seu retorno comprovado.

Contratado para modernizar integralmente o parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves, em 2019, a concessionária IP Minas – constituída pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort – assumiu a gestão do sistema no município. Com o trabalho de modernização, paralelo ao aprimoramento dos mecanismos de controle, monitoramento e manutenção, a concessionária reduziu o índice de falhas na iluminação, que era de 5,56% no mês de julho de 2020, para o percentual de 1,11% no mesmo período em 2021.

Bons resultados exigem manutenção planejada e interação com o público
Dos 26.512 pontos luminosos identificados no parque de iluminação de Ribeirão das Neves, quase 100% demandavam a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED, um dos fatores para a redução do índice de lâmpadas apagadas. No entanto, mesmo com as lâmpadas modernas e de mais durabilidade, manter um percentual baixo de falhas no sistema passa obrigatoriamente pelo planejamento eficiente de manutenção. Hoje as ocorrências de falhas são 100% atendidas dentro do prazo.

Em Santa Catarina, as prefeituras de Florianópolis, Joinville, São José, Blumenau, Indaial e São Francisco do Sul são exemplos de administrações que investiram em novos projetos e já desfrutam de bons resultados. Ao passo em que os trabalhos de modernização avançam nesses municípios – que juntos somam mais de 200 mil pontos de iluminação – o retorno de seus investimentos se traduz no ganho de eficiência dos sistemas.

O consórcio SQE Luz, – formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia – responsável pela modernização e gestão das redes nesses seis municípios, destaca que em sua área de atuação mantém todos os índices abaixo de 2%. Um resultado que reflete a alta capacidade de manutenção do sistema. Tudo bem que as lâmpadas de LED estraguem bem menos que as tradicionais, mas, manter o parque de iluminação com poucas falhas envolve um plano de rondas permanentes, que visam antecipar a manutenção de equipamentos antes que gerem chamados. O uso de tecnologia inteligente para monitoramento remoto também faz parte do controle do sistema.

Outro bom exemplo vem de Palhoça, município catarinense da Grande Florianópolis. A QLuz, responsável pelos quase 27 mil pontos de iluminação espalhados por toda cidade, comemora um índice médio de falhas no período noturno de 0,40% em 2021. O índice é resultado de uma amostragem feita sobre 5% do total de pontos de luz do parque, embora o contrato exija apenas sobre 2,5%. A QLuz dobra o percentual de amostragem exigido para garantir a qualidade do serviço. Rondas frequentes e a manutenção preventiva também estão entre as principais ações da QLuz para sustentar a qualidade dos serviços prestados.

A exemplo das concessionárias SQE Luz e Qluz, o resultado obtido pela IP Minas é uma realidade alcançada pelo processo de monitoramento constante. Além do uso de tecnologia de telemonitoramento e cronograma de rondas frequentes, como já destacado, as concessionárias mantêm canais eficientes de interação com a população, como call center, telefone, aplicativo para smartphone e site.

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