Pular para o conteúdo principal

COMO ESTÁ O TURISMO DE CAPITÓLIO APÓS O ACIDENTE NOS CÂNIONS?


Pouco mais de um mês após o desmoronamento da rocha que matou 10 pessoas nos cânions de Capitólio, em Minas Gerais, a 280 km de distância da capital Belo Horizonte, a região ainda vive o impacto da tragédia no turismo na cidade.

Isso porque muita gente que já tinha a viagem agendada acabou cancelado após o ocorrido, e não é pra menos.

O acidente que foi notícia no mundo todo assustou muita gente e, segundo moradores e comerciantes da cidade, fez com que muitos turistas mudassem os planos em cima da hora.

Apesar disso, mais de 30 dias após a tragédia no Lago de Furnas, a região já está aberta ao turismo novamente. Conhecida como a cidade “Rainha dos Lagos”, Capitólio está localizada em uma região privilegiada no sudoeste do estado de Minas Gerais, e por isso oferece algumas das mais belas atrações turísticas do país.

O local onde ocorreu o acidente é um dos principais atrativos da cidade, e ficou fechado por alguns dias para perícia e análise de diversas equipes. São mais de 10 pontos turísticos na represa, que tem 1.440 quilômetros quadrados, e dois seguem fechados até que exista total segurança para a liberação do acesso.

Projeto “Reviva Capitólio - Viva o Mar de Minas”
Recentemente, a prefeitura da cidade lançou o projeto “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas”, que tem um total de 80 ações e previsão de investimento de R$ 5 milhões para recuperar e garantir a segurança total do turismo na região de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, cidades vizinhas e que também foram afetadas pela baixa movimentação de turistas.

O projeto conta também com a participação das polícias Militar (PM) e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha do Brasil, Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac e sociedade civil.

Segundo um comunicado em conjunto de todos os órgãos citados acima, a ideia é que sejam explorados outros segmentos na região além do náutico, como o de aventura, ecoturismo e cicloturismo.

“Nossa região tem uma potencialidade grande para explorar esses novos segmentos. Então esse projeto traz força para direcionar e potencializar esses caminhos. Ficamos felizes com os investimentos que serão feitos, os recursos que estão sendo captados para trabalhar essa iniciativa. É uma conquista para a região nesse momento de recuperação”, reforçou o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva.

Apesar da tragédia, toda a comunidade de Capitólio se uniu para fazer com que a região volte a ser um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho