Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO EM VARGINHA DISCUTE DESCENTRALIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Encontro reuniu municípios da microrregião de saúde de Lavras

Gestores de saúde e farmacêuticos dos municípios que compõem a microrregião de saúde de Lavras estiveram reunidos na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha no dia 28 de abril para discutir sobre a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF).

Os técnicos da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Varginha fizeram a apresentação da proposta da PDCEAF aos representantes dos municípios, e foram detalhados os critérios mínimos, recursos de investimento e de execução. Até então, Lavras, município pólo da microrregião de saúde, captava os medicamentos para os demais municípios; agora, o município se encontra em processo de descentralização. 

“Importante destacarmos que a descentralização se configura a melhor opção para todos, em diversos aspectos, que envolvem desde o recebimento de recursos importantes de custeio e de investimento, até o fortalecimento da gestão da Assistência Farmacêutica municipal”, destacou Fernando Mesquita, farmacêutico da CAF/SRS Varginha, após sua apresentação.

PDCEAF na SRS Varginha
O PDCEAF está disposto na Resolução SES/MG nº 7.628, de 03 de agosto de 2021. O trabalho de apresentação da política e sensibilização dos municípios da SRS Varginha quanto à importância da descentralização foi iniciado em setembro de 2021, com a realização de reuniões com os 50 municípios abrangidos pela Regional. Os primeiros que aderiram à PDCEAF, após as etapas de adesão e capacitação dos profissionais envolvidos pela CAF/Varginha, iniciaram efetivamente sua execução entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. 

“A partir daí os pacientes passaram a ser atendidos diretamente no seu município, tendo o seu medicamento disponível de forma mais célere e mais perto da sua residência”, frisou Adrienne Freire, farmacêutica da CAF/SRS Varginha.

Até o momento, 8 cidades aderiram à descentralização, o que corresponde a 16% dos municípios pertencentes à SRS Varginha. São eles: Aiuruoca, Baependi, Coqueiral, Cruzília, Carvalhos, Nepomuceno, São Lourenço e Três Pontas. Além desses, há municípios em processo de análise de documentação e vistoria.

Além da adesão à PDCEAF, estes municípios também tiveram a oportunidade de aderir à Resolução nº 7824, de 05 de novembro de 2021, que estabelece normas gerais para concessão de incentivo financeiro destinado à aquisição de mobiliários e equipamentos e/ou adequação de farmácias públicas dos municípios que aderirem à PDCEAF. O recurso referente a esta Resolução foi pago integralmente no fim de 2021. Eles se encontram atualmente em processo de aquisição de equipamentos e adequação de seus espaços.

*Por Tânia Corrêa, da assessoria da SES-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...