Pular para o conteúdo principal

NOVO PRESIDENTE DO TRE DE MINAS REFORÇA A NECESSIDADE DE PRESERVAR A MATURIDADE DEMOCRÁTICA DO PAÍS

Desembargador Maurício Soares exercerá o cargo até junho de 2023

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargadores Maurício Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini tomaram posse nesta quarta-feira, dia 15, durante sessão solene no auditório do Tribunal. O desembargador Maurício Soares passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Marcos Lincoln, cujo biênio se encerrou na instituição.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Maurício Soares, afirmou estar “honrado pela presença de todos, não como uma deferência pessoal a mim, mas como uma atenção institucional à Justiça eleitoral, o que muito nos sensibiliza.”

Lembrou que conheceu a “Justiça Eleitoral nos anos 80, quando como escrutinador trabalhei na eleição que os mineiros tiveram que optar entre os candidatos a governador Tancredo Neves e Eliseu Resende.”

Disse, ainda, que “a nossa democracia ainda é nova e relativamente frágil. Desde o movimento conhecido como Revolução de 1930, tivemos apenas três presidentes eleitos que transmitiriam o cargo aos seus sucessores também eleitos: JK passando o cargo a Jânio Quadros, em janeiro de 1961; e depois Fernando Henrique passando a Lula e Lula passando a Dilma. São três casos em quase 100 anos e isso é pouco. ”

Prosseguiu, dizendo que “é certo que depois de nossa Carta Constitucional de 1988, conseguimos relevantes ganhos institucionais e alcançamos uma relativa maturidade democrática. Mas apesar de todos esses percalços, a Justiça Eleitoral, criado em 1932, vem sempre cumprindo o seu papel de organizar o processo eleitoral dos poderes executivo e legislativo, e processar as questões referentes às eleições. ”

Finalizando, ressaltou que assume a presidência deste Tribunal, “atento aos desafios atuais de preservar a maturidade democrática conquistada até aqui e de evitar desgastes institucionais. O primeiro desafio que vislumbro é de revigorar as próprias eleições, combatendo a perigosa desconstrução do legado da Justiça Eleitoral. Seremos inflexíveis na defesa da história da Justiça Eleitoral, até porque, nesse aspecto, calar é tolerar. ”

E concluiu: “o TRE-MG buscará o resgaste da boa-fé, das eleições limpas, da confiabilidade do sistema eletrônica de votação, e travará um rigoroso combate às fake news.”

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Marcos Lincoln agradeceu às servidoras e aos servidores, magistradas e magistrados, com quem pode compartilhar o trabalho ao longo do ano à frente do TRE. Fez, ainda, um relato dos atos e projetos de sua gestão e concluiu, afirmando: “com seriedade, responsabilidade, honestidade e muito zelo, procurei cumprir o meu passar por esta Casa da Justiça Eleitoral." Após o pronunciamento, o ex-presidente foi homenageado pelo juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos - integrante da Corte Eleitoral e presidente da Amagis -, com a entrega de uma placa.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; o juiz auxiliar da presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira, representando o presidente do TSE; o desembargador José Flávio de Almeida, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o deputado estadual Tadeu Martins Leite, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o general de divisão Paulo Alípio Branco Valença, comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro; desembargador André Schmidt de Brito, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região; todos os integrantes da Corte Eleitoral; ex-presidentes do TRE/MG; dirigentes de outras instituições públicas; desembargadoras e desembargadores da ativa e aposentados, além dos familiares do empossados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...