Pular para o conteúdo principal

NOVO PRESIDENTE DO TRE DE MINAS REFORÇA A NECESSIDADE DE PRESERVAR A MATURIDADE DEMOCRÁTICA DO PAÍS

Desembargador Maurício Soares exercerá o cargo até junho de 2023

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargadores Maurício Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini tomaram posse nesta quarta-feira, dia 15, durante sessão solene no auditório do Tribunal. O desembargador Maurício Soares passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Marcos Lincoln, cujo biênio se encerrou na instituição.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Maurício Soares, afirmou estar “honrado pela presença de todos, não como uma deferência pessoal a mim, mas como uma atenção institucional à Justiça eleitoral, o que muito nos sensibiliza.”

Lembrou que conheceu a “Justiça Eleitoral nos anos 80, quando como escrutinador trabalhei na eleição que os mineiros tiveram que optar entre os candidatos a governador Tancredo Neves e Eliseu Resende.”

Disse, ainda, que “a nossa democracia ainda é nova e relativamente frágil. Desde o movimento conhecido como Revolução de 1930, tivemos apenas três presidentes eleitos que transmitiriam o cargo aos seus sucessores também eleitos: JK passando o cargo a Jânio Quadros, em janeiro de 1961; e depois Fernando Henrique passando a Lula e Lula passando a Dilma. São três casos em quase 100 anos e isso é pouco. ”

Prosseguiu, dizendo que “é certo que depois de nossa Carta Constitucional de 1988, conseguimos relevantes ganhos institucionais e alcançamos uma relativa maturidade democrática. Mas apesar de todos esses percalços, a Justiça Eleitoral, criado em 1932, vem sempre cumprindo o seu papel de organizar o processo eleitoral dos poderes executivo e legislativo, e processar as questões referentes às eleições. ”

Finalizando, ressaltou que assume a presidência deste Tribunal, “atento aos desafios atuais de preservar a maturidade democrática conquistada até aqui e de evitar desgastes institucionais. O primeiro desafio que vislumbro é de revigorar as próprias eleições, combatendo a perigosa desconstrução do legado da Justiça Eleitoral. Seremos inflexíveis na defesa da história da Justiça Eleitoral, até porque, nesse aspecto, calar é tolerar. ”

E concluiu: “o TRE-MG buscará o resgaste da boa-fé, das eleições limpas, da confiabilidade do sistema eletrônica de votação, e travará um rigoroso combate às fake news.”

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Marcos Lincoln agradeceu às servidoras e aos servidores, magistradas e magistrados, com quem pode compartilhar o trabalho ao longo do ano à frente do TRE. Fez, ainda, um relato dos atos e projetos de sua gestão e concluiu, afirmando: “com seriedade, responsabilidade, honestidade e muito zelo, procurei cumprir o meu passar por esta Casa da Justiça Eleitoral." Após o pronunciamento, o ex-presidente foi homenageado pelo juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos - integrante da Corte Eleitoral e presidente da Amagis -, com a entrega de uma placa.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; o juiz auxiliar da presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira, representando o presidente do TSE; o desembargador José Flávio de Almeida, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o deputado estadual Tadeu Martins Leite, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o general de divisão Paulo Alípio Branco Valença, comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro; desembargador André Schmidt de Brito, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região; todos os integrantes da Corte Eleitoral; ex-presidentes do TRE/MG; dirigentes de outras instituições públicas; desembargadoras e desembargadores da ativa e aposentados, além dos familiares do empossados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...