terça-feira, 26 de março de 2024

POÇOS: SEMANA SANTA TERÁ ENCENAÇÕES DA PAIXÃO E MORTE DE CRISTO


Em Poços de Caldas, a programação da Semana Santa vai contar com encenações da paixão e morte de Cristo, que integram a campanha Minas Santa, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A iniciativa visa divulgar as ações que acontecem neste período em todo o estado.

A programação tem início ainda no dia 27, quarta-feira, com a encenação da Paixão de Cristo, do Grupo de Teatro Palavra Viva da Basílica Nossa Senhora da Saúde, às 20h, na Basílica. Com ensaios a todo vapor, a produção conta com mais de 70 integrantes voluntários, entre atores, cenógrafos e produtores. A primeira encenação ocorreu em 2018 e, desde então, o grupo busca aprimorar e trazer novidades ao público.

“Em todas as edições são realizados novos estudos sobre o texto. Este ano, teremos duas cenas inéditas, que ocorrem antes do julgamento feito por Pilatos. Essas cenas são importantes para que o público compreenda como foi dada a perseguição a Jesus” destaca o coordenador do grupo, Fabrício Romão.

A história irá contemplar os últimos momentos de Jesus, da Santa Ceia até a crucificação. O grupo propõe uma dinâmica ativa, convidando os presentes a acompanhar as cenas que se dão dentro e fora da igreja. O evento é gratuito e tem a duração de 1 hora e 20 minutos.

Sexta-feira da Paixão
Já na Sexta-feira da Paixão, dia 29/3, às 19h30min, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, a Paróquia São Sebastião realiza a Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz. O aguardado evento costuma reunir grande público no Ronaldão.

Os atores são todos voluntários da Paróquia, que participam das pastorais ou frequentam a igreja, totalizando aproximadamente 350 pessoas envolvidas, entre elenco de palco, formado por 70 personagens, 90 figurantes, contrarregras, figurinistas, técnicos de som, cenografia, equipe de cozinha, montagem de andor, transporte, entre outros.

O texto é de autoria é de Carlos Alberto de Souza e começou a ser encenado na cidade de Botelhos, por meio do Padre José Maria, nos 17 anos em que esteve naquela paróquia. Com a vinda do padre para Poços de Caldas, a apresentação também passou a ser realizada no município.

Os ensaios tiveram início no mês de fevereiro. Neste domingo (24), haverá ensaio no local. A montagem de toda a estrutura tem início na sexta-feira (29), no início do dia, para que tudo esteja pronto para a grande encenação. O espetáculo tem duração de cerca de 1h30min. Na sequência, os fiéis acompanham a procissão, do lado de fora do estádio, que faz parte da celebração. A organização solicita aos presentes que, se possível, façam a doação de 1 kg de alimento não perecível para doação a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Pelos Caminhos do Gólgota
Já no sábado de aleluia, às 20h, no Mirante Santa Rita, o Grupo de Teatro Trancos e Barrancos apresenta a consagrada peça “Pelos Caminhos do Gólgota”, tradição na Semana Santa na cidade há mais de 30 anos, sendo parte importante da história do teatro local.

O texto é de Carlos Alberto Casalinho, escritor, ator e professor poços-caldense, com direção e produção de Luiz Munhoz, ator, diretor, produtor cultural e fundador do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos. “Pelos Caminhos do Gólgota é uma emocionante e transformadora experiência artística cultural para nossa comunidade. O público pode esperar grandes surpresas e reflexões, já que a peça foi realinhada pelo próprio autor do texto, colocando em pauta as questões contemporâneas como as dificuldades, desafios e conquistas do mundo atual, com o contexto artístico da apresentação”, destaca o diretor Luiz Munhoz.

A apresentação da peça “Pelos Caminhos do Gólgota” é viabilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Já a encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz é uma realização da Paróquia São Sebastião, com apoio logístico da Prefeitura.

Serviço

Dia 27/3 – quarta-feira
20h – Encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva
Local: Basílica Nossa Senhora da Saúde
Gratuito

Dia 29/3 – sexta-feira
19h30min – Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz da Paróquia São Sebastião
Local: Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão
Gratuito (a organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível, se possível)

Dia 30/3 – sábado
20h – “Pelos Caminhos do Gólgota”, do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos
Local: Mirante Santa Rita
Gratuito

Nenhum comentário: