Mostra exibe filmes de destaque dos últimos dois anos e recebe pocket show de Braia e violeiro Felipe Silveira na Estação Ferroviária de Varginha
As apresentações musicais são destaque nas noites da mostra. Na quinta-feira (11), quem sobe ao palco é o projeto Braia, liderado pelo músico Bruno Maia, também organizador do Curta Varginha e integrante da banda Tuatha de Danann. O show traz composições autorais que misturam elementos da música regional mineira com toques contemporâneos, e antecipa faixas do próximo álbum de Bruno.
Na sexta-feira (12), o som da viola toma conta do espaço com a apresentação de Felipe Silveira, violeiro natural de Alfenas que traz em seu repertório interpretações carregadas de sentimento e técnica refinada. O artista é conhecido por seu talento singular e por resgatar, com identidade própria, a tradição da música caipira mineira.
Cinema para todos os gostos
Ao lado da música, o cinema é o grande protagonista da mostra. A curadoria do evento ficou por conta do premiado cineasta Marco Antonio Pereira, reconhecido internacionalmente por sua obra enraizada na cultura popular. Os filmes exibidos foram todos produzidos no Brasil nos últimos dois anos e organizados em sessões temáticas que abordam assuntos atuais, potentes e plurais.
A sessão Memória, Identidade e Cultura reúne obras que exploram o cotidiano, os saberes tradicionais e a força da ancestralidade brasileira. Já Mulher Preta no Cinema dá visibilidade à produção feita por, para e com mulheres negras, destacando narrativas urgentes e transformadoras. Com um toque de irreverência e muita curiosidade, a mostra também traz a sessão UFO, com filmes que abordam temas ligados ao universo extraterrestre e à ficção científica, em uma homenagem bem-humorada ao famoso “caso do ET de Varginha”.
Para o público mais jovem e para as famílias, haverá duas sessões infantojuvenis, com obras lúdicas e acessíveis que encantam crianças e adultos. “Queremos um evento inclusivo, que acolha públicos diversos e estimule o interesse pela cultura brasileira em todas as suas formas”, afirma Bruno Maia, da Braia Produções.
O Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura é uma realização da Braia Produções com recursos da Lei Paulo Gustavo de Varginha, e conta com o apoio das empresas Óticas Maurício, Giggio Spaguetti, Via Connection, Just Coffee e W. Outdoor. A programação completa está disponível no site https://curtavarginha.braiaproducoes.com.br
Serviço
Curta Varginha – Mostra de Cinema e Cultura
Data: 11 e 12 de abril
Local: Estação Ferroviária de Varginha
Entrada: Gratuita
- Apresentações musicais
11 de abril, a partir das 19h – Braia
12 de abril, a partir das 17h – Felipe Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário