Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO ESTARÁ EM VARGINHA


No próximo dia 21 de agosto, Varginha será palco de um importante momento para a cultura e o turismo do Sul de Minas. A cidade receberá o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que participará de uma série de atividades com empresários e lideranças políticas da região.

Durante a programação, será realizada a entrega da Comenda do Mérito Cultural ao secretário, concedida pela Câmara Municipal de Varginha, atendendo a uma proposição do vice-presidente, vereador Pastor Faustinho, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da valorização da cultura e do desenvolvimento turístico de Minas Gerais.

A realização deste evento em Varginha reforça a relevância do município no cenário estadual. Conhecida mundialmente como a “cidade do ET”, a cidade também integra o Lago de Furnas – o “Mar de Minas” – e conta com infraestrutura estratégica, como aeroporto com pista para voos regionais e nacionais, porto seco para exportações e uma economia forte, baseada na produção de café e na indústria.

“Sediar um encontro desse porte evidencia o potencial turístico e econômico de Varginha e de toda a região, além de ampliar as oportunidades de integração e fortalecimento de projetos que impulsionam o desenvolvimento local”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Marquinho da Cooperativa.

Programação 
O evento, que será realizado no Theatro Capitólio começa às 19h, com a realização do Seminário: “Sol de Furnas e a regionalização do turismo – Soluções estratégicas do Lago de Furnas sem o uso da água”. Já foi confirmada a presença do deputado estadual Mauro Tramonte e do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, além de outros técnicos no assunto que irão palestrar.

Às 21h será realizada a entrega da Comenda do Mérito Cultural, atendendo a uma proposição do vereador Pastor Faustinho e aprovada por unanimidade dos vereadores de Varginha.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...