Pular para o conteúdo principal

SENZALA




Escutei hoje os versos


Do poeta negro sobre senzalas


Da magoa guardada no peito


Dos tempos de vidas passadas


A dor ainda sentindo


Da chibata e do algoz


Todavia pedia perdão


Por este sentimento


Que grita com lamento


Pedindo esquecimento


Por ainda viver a escravidão


Eu meditei seu recado


Cantado em prosas e versos


E respondi ao poeta


A muito a escravidão acabou


O negro hoje é doutor


Sua raça não se acomodou


Foi à luta e se consagrou


Políticos e poetas


Músicos e cientista


São os negros de hoje


Assim como o branco e o amarelo


Sem esperar por favores.


Estudou e venceu


Não gosto de cotas para o negro


Nem de separação


Assim discrimina o branco


Capacidade não tem cor.


Acorda poeta magoado


Veja sua raça com valor


A muito a senzala fechou


Vá a luta seja doutor.


Tenho amigos de todas as raças


Sem me preocupar com a cor


Mostre ao mundo seu valor!
Dione Fonseca ( Mamuzinha)

Comentários

Dione Fonseca disse…
Obrigada Sebastião Você é bom amigo
Abraços poéticos
Dione Fonseca

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.