quarta-feira, 28 de abril de 2010

Exclusivo: RETORNOS PODEM LEVAR OBRA DA BR-265 PARA JUSTIÇA


Proprietários de terras ao redor da rodovia estão preocupados com a construção de retornos

A BR-265 é uma rodovia federal do Brasil. Seu ponto inicial efetivo fica na cidade de Rio Pomba, na Zona da Mata, e o planejado na cidade de Muriaé. O ponto final pavimentado da rodovia é a cidade de Ilicínea. Entretanto, tem-se planejado o restante do trecho de Ilicínea, no Sul de Minas até São José do Rio Preto, em São Paulo. Serve, dentre outras, as seguintes cidades: Rio Pomba; Barbacena; Barroso; São João del-Rei; Itutinga; Lavras;Nepomuceno; Boa Esperança e Ilicínea. Sua extensão é de 916,2 quilômetros. A obra da BR-265 , no trecho que liga Ilicínea a Carmo do Rio Claro, já foi licitada. As obras devem começar no início do mês de maio, quando o Tribunal de Contas da União concluir a fiscalização dos recursos e a licença ambiental for liberada. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já foram empenhados 30 milhões de reais para a criação do trecho, o que representa, aproximadamente, um terço do valor necessário para a conclusão da obra.

No trecho do tervo de Lavras à BR-381 (Fernão Dias), as obras de recuperação e duplicação iniciaram no último dia 5 de março, pela Construtora Ápia, com previsão de término para 31 de agosto de 2011. As melhorias serão feitas do km340,40 até o 358,30, perfazendo um trecho de 17,9km, com recursos já liberados de R$23.446.938,78, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Está obra de duplicação e reforma está na lista de irregularidades apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, pelo volume de recursos e pela sua complexibilidade, não deverá terminar tão cedo. Alguns produtores rurais da região já estão se movimentando. O motivo é a preocupação com a construção dos retornos, que poderão tomar áreas de suas propriedades. Eles alegam que a construtora e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), ainda não apresentaram o projeto para saberem se terão terras tomadas pela obra.

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