O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação em 1998 para avaliar a qualidade do ensino oferecido no País. Os estudantes não são obrigados a participar, mas atualmente a nota do exame é utilizada para o ingresso em universidades federais e estaduais. A avaliação é composta de 180 questões de múltipla escolha sobre ciências da natureza, (química e biologia), matemáticas e suas tecnologias (matemática e física), linguagens e códigos (língua portuguesa) e uma redação. Neste ano (2010), pela primeira vez, o Enem terá questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) (fonte: último segundo). Mantendo uma regularidade considerável em todas as avaliações feitas pelo Enem, mais uma vez a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) foi premiada pela capacidade de seus 70 professores e a aplicação de seus alunos.
É uma das instituições mais sérias do pais, e segundo o site Portal Uai, a escola que é federal e mantida pela Aeronáutica, abriu 215 vagas para o ano que vem e nada menos que 11.097 candidatos vão participar da disputa. A instituição, com mais de 60 anos de tradição, alcançou nota de 692,24 no Enem, numa escala que varia de zero a mil, e está entre as 10 melhores de Minas Gerais. Dos 161 alunos do 3º ano, 72 fizeram o teste e o resultado é composto pela média das provas de redação e de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Segundo as explicações do Cel. Av. Souza Lezo, Chefe da Divisão de Ensino da Epcar, dois pontos devem ser destacados: “Primeiro a qualidade de nossos alunos que foram selecionados em um exame nacional.
Para cada vaga preenchida, uma média de 50 a 60 inscritos. Isto garante que os alunos da escola estão entre os melhores do Brasil. O segundo item a ser considerado refere-se aos nossos professores que a exemplo dos alunos, também são selecionados em exames de nível nacional. Hoje a maioria possui mestrado e outros doutorados ou em processo de exames de qualificação”. “Salas de aula com multimídia, incentivo a programas de pesquisas desenvolvidas pelos alunos, participação de olimpíadas, apoio e orientação de nosso comandante Brig. do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, são alguns dos fatores importante para o bom desempenho de nossos alunos” relata com orgulho Souza Lezo. Por fim o militar ressalta a ótima receptividade do povo de Barbacena aos mais de 500 jovens alunos, dando a eles e a seus familiares tranqüilidade nos seus afazeres. Das escolas federais no Brasil, a Epcar ficou em 8º lugar, em Minas Gerais em 2º e em Barbacena em 1º lugar.
por Luiz Lúcio, do Barbacena News
Nenhum comentário:
Postar um comentário