Pular para o conteúdo principal

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Juiz de Fora, na Zona da Mata, é uma das cidades que representarão o Brasil no maior festival de artes da Europa e um dos principais do mundo, o Europalia. O evento será aberto oficialmente pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, 4, em Bruxelas, na Bélgica. Em 2011, o festival homenageia o país na mostra “Brasil.Brazil” e destaca 12 obras do acervo do Museu Mariano Procópio (Mapro) no Palácio Bozar, na capital belga. A tela “Tiradentes Supliciado”(1893), de Pedro Américo, será um dos destaques. 

Do acervo da Mapro, além da pintura, nove fotografias e duas cianotipias (um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel ) integram a mostra, com curadoria de Júlio Bandeira, Ana maria de Moraes Beluzzo, Victor Burton e Lorenzo Dammi. Das cidades mineiras, além de Juiz de Fora, apenas Ouro Preto terá obras exibidas. Para o diretor superintendente da Mapro, Douglas Fasolato, a exibição na Europalia coloca o Museu Mariano Procópio entre as mais importantes instituições brasileiras. O Festival Europalia celebra a herança cultural de um país convidado e é realizado a cada dois anos na Bélgica, com extensão da programação para os países vizinhos - França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo. 

Como país tema do festival neste ano, o Brasil estará presente em 18 exposições em 15 museus e espaços; cerca de 130 shows com 45 grupos musicais ou artistas; 40 apresentações de pelo menos nove grupos brasileiros; cerca de 60 apresentações de 11 grupos de dança; 90 palestras e conferências sobre literatura, artes, ciências sociais, arquitetura, design e audiovisual; mesa-redonda Brasil-União Europeia de artistas e autoridades da cultura, além de itinerâncias dos grupos convidados na Europa. O Europalia, realizado desde 1969, já homenageou 18 países em suas 22 edições, com média de um milhão de visitantes. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações convidadas. A expectativa é de que a edição voltada ao Brasil atraia mais de dois milhões de visitantes. O festival vai até janeiro de 2012.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.