Está previsto para o segundo semestre de 2012 o início das primeiras ações em Caxambu para a futura sede do Centro de Pesquisa coordenado pelas sete Universidades Federais, através do Consórcio de Universidades, rumo ao futuro para ser o maior Centro de Pesquisas Avançadas do Brasil. A implantação da Multiuniversidade em Caxambu teve início em 2009. No princípio daquele ano o prefeito de Caxambu encaminhou ofício a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (Ufla) solicitando que fossem avaliadas as possibilidades de implantação de uma extensão daquela universidade no imóvel pertencente à União, o antigo prédio da Funabem.
Imediatamente o reitor professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes constituiu uma comissão incumbida de realizar os estudos referentes aquele pedido do prefeito de Caxambu. Entre os meses de fevereiro e julho daquele ano foram promovidas diversas visitas, encontros e reuniões entre as equipes da UFLA e da Prefeitura de Caxambu para viabilizar o projeto, inclusive as questões técnicas e legais que envolviam a cessão do imóvel para a Universidade.
Durante reunião em Lavras, na sede da Universidade Federal de Lavras, onde estavam presentes todos os Reitores que fazem parte do Consorcio da MultiUniversidade, entre outras autoridades, foi anunciada a cidade de Caxambu, como sede do Centro de Pesquisa; e o secretário de Ensino Superior, Luiz Cláudio Costa, confirmou um aporte financeiro de 20 milhões para iniciar o projeto na área de pesquisa.
Comentários