Pular para o conteúdo principal

ESCOLA DE BAMBÚ

Vamos construir uma escola sustentável na África? Com a sua ajuda, vamos realizar o nosso sonho e o sonho de 300 crianças na Libéria
O projeto Escola de Bambu visa promover a educação formal na comunidade de Fendell, Libéria, por meio da construção de uma escola sustentável, cujo principal material utilizado é o bambu, matéria prima de fácil acesso nesse país africano. Essa edificação permitirá o desenvolvimento adequado das atividades escolares para uma demanda existente de 300 crianças, já organizada e mantida pela instituição liberiana United Youth Movement Against Violence (UYMAV).

Também transferirá toda a tecnologia empregada a jovens adolescentes do Centro Vocacional local para que, com o conhecimento adquirido, continuem a transformação de toda a comunidade. A realidade educacional de Fendell foi documentada, em 2010, pelo jornalista brasileiro Vinícius Zanotti, também fundador do Instituto Escola de Bambu.

Esse Instituto, com sede em Campinas, conta hoje com aproximadamente 30 voluntários que trabalham em todo o Brasil para levantar fundos e apoio ao projeto. Ele foi criado com o intuito de formalizar a iniciativa de Vinícius e dos “Bambuzeiros”, possibilitando a realização deste projeto educacional que não enxerga fronteiras.

Contexto Social
A Libéria é um dos países mais pobres do planeta, ocupando a sexta pior colocação na medição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sessenta e cinco por cento de sua população tem menos de quinze anos de idade, muitos dos quais são órfãos das duas grandes guerras civis (de 1989 a 1996 e posteriormente de 1999 até 2003).A promoção da educação para estas crianças é urgente e fundamental para a reconstrução da nação que ainda vive sob as mazelas deixadas pela guerra e pelo histórico de exploração pelo qual passou o continente africano nos últimos séculos.

Conheça mais sobre o projeto: www.escoladebambu.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...