Pular para o conteúdo principal

FOTO 13

Várias facetas e fases da vida do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) estão registradas na mostra “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”, que será aberta na quarta-feira, 14, às 14 horas, no Centro Cultural Dnar Rocha (CCDR – Rua Mariano Procópio) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De caráter itinerante, a exposição é parte da programação paralela do projeto “Foto 13”, que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Funalfa desenvolve entre 13 de agosto e 13 de setembro.

“Drummond, Testemunho da Experiência Humana” é parte do Projeto “Memória”, mantido pela Fundação Banco do Brasil desde 1997, com o objetivo de resgatar, difundir e preservar a memória cultural brasileira por meio de homenagens a personalidades ou a fatos marcantes que contribuíram significativamente para a transformação social e a construção da cultura nacional.

O Projeto “Memória” já homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Brasil 500 Anos, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta, João Cândido e Rondon. Na edição dedicada a Drummond, a ação conta com a parceria da Petrobras e da Associação Casa de Rui Barbosa.
A mostra é formada por 16 painéis, nos quais são apresentadas fotografias do poeta, seus familiares, locais onde viveu ou que visitou, reproduções de jornais e cenas cotidianas, entrecortadas por textos explicativos, fragmentos de poesias e textos assinados por Drummond.

Painéis
1 – Abertura
2 – Projeto Memória
3 – A Casa, o Pico, a Cidade
4 – Primeiras Leituras e Escola
5 – Belo Horizonte
6 – O Modernismo
7 – Alguma Poesia
8 – O Homem Público
9 – Poesia e Política
10 – Poesia e Militância
11 – Literatura e Patrimônio ou “A Poesia das Ruínas”
12 – A Máquina do Mundo (Claro Enigma, 1951)
13 – A Crônica e a Poesia da Memória
15 – Poesia Erótica
16 – Cronologia

Mostras paralelas
Na programação paralela do “Foto 13”, além da exposição “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”, no CDDR, o público poderá conferir as mostras “Amores”, no Saguão de Exposições da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e “Postal de Domingo”, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas. “Amores” tem curadoria de Daniel Rodrigues e do Setor de Audiovisual da Funalfa, enquanto “Postal de Domingo” é uma realização do coletivo “O Escambal”, do Rio de Janeiro.

O “Foto 13” será aberto nesta terça-feira, 13, às 19 horas, no CCBM, na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro. A programação oficial oferece 13 mostras fotográficas, que ficarão em cartaz nas diversas salas e galerias do centro cultural até 13 de setembro, com visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas.

A programação completa do “Foto 13” pode ser conferida no site www.pjf.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho