Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO AOS DEFICIENTES

No próximo sábado, 19, Três Corações receberá a pactuação dos municípios sul mineiros com o Plano Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 10h, no Anfiteatro da EsSA: cerca de 20 prefeitos são aguardados. Ao longo da década passada o Brasil expandiu consideravelmente a rede pública de proteção aos deficientes. Em 2008, com constitucionalização da Convenção Internacional dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, da ONU, os deficientes brasileiros adquiriram direitos e prioridades que as cidades e a sociedade não estavam preparadas para lhes garantir. 
 
Para corrigir o descompasso, em 2011 o Governo Federal lançou o “Viver sem Limite”, uma política pública interministerial criada para executar mais de 7 bilhões de reais em investimentos em soluções para deficientes, nas áreas de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social. O “Viver sem Limite” funciona através de parceria entre o Governo Federal, Estados e Municípios: por exemplo, para receber verbas para aquisição de veículos adaptados para o transporte escolar de deficientes físicos basta à prefeitura submeter projeto em que ela comprometa-se a arcar com os custos operacionais do serviço, e estar pactuada com o “Plano Nacional”.

Pactuação dos municípios é o procedimento do “Plano Nacional” que acontecerá, no próximo sábado, 19, às 10h, no Anfiteatro da EsSA, em Três Corações, em cerimônia oficial. “A partir da pactuação os municípios estarão aptos a buscar soluções para os seus deficientes com apoio do ‘Plano Nacional’, é um momento muito importante para a nossa região”, avalia Dr. Maurício Gadbem, vereador tricordiano e responsável governamental sul mineiro pela agenda.

Cerca de vinte prefeitos são aguardados para o encontro com Luiz Clóvis Guido Ribeiro, diretor de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e com Ronaldo Peres do Amaral, responsável pelo “Viver sem Limite” em Minas Gerais. 
 
Até o momento, mais de uma dezena deles já confirmaram presença; representantes de São Gonçalo do Sapucaí; São Bento Abade; Guaranésia; Munhoz; Lambari; Lavras; Três Corações; São Thomé das Letras; Cambuquira; Carvalhópolis; entre outros, já confirmaram presença.

A cerimônia acontecerá na Terra do Rei Pelé pela força política do grupo aberto “Três Corações sem Degraus”, que reúne representações das principais entidades tricordianas de atenção às necessidades especiais. No dia 24 de agosto passado, o grupo realizou um ato público em que o “Viver sem Limite” foi apresentado a cerca de 10 gestores municipais da região. Graças ao sucesso daquela agenda, a gestão estadual do “Plano” decidiu voltar a Três Corações para fazer a pactuação, o que ainda não tinha data para acontecer.

A cerimônia de pactuação chegou a ter confirmada a presença da ministra dos Direitos Humanos,  Maria do Rosário, e do secretário Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira: infelizmente, problemas de agenda resultaram no cancelamento da visita. Por telefone, Antonio Ferreira comprometeu-se a visitar a região em fase posterior da implantação do “Viver sem Limite”.

De carona na cerimônia de pactuação, o “Três Corações sem Degraus” tentará articular com os representantes governamentais presentes um planejamento estratégico intermunicipal para alavancar a implantação do “Plano Nacional” no Sul de Minas.

Pactuação dos municípios sul mineiros com o “Viver sem Limite”
Data: 19/10/2013 - sábado
Horário: 10h00
Local: Anfiteatro da Escola de Sargento das Armas (EsSA)
Av. Sete de Setembro, 628, centro – Três Corações-MG
Fone: 35-3239-4000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...