O torcedor brasileiro respira futebol: além de vibrar com seu time dentro de campo, atualiza-se sobre tudo o que é publicado pela mídia e acompanha as redes sociais. Uma plataforma, desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), é uma ferramenta que pretende ajudar o torcedor neste sentindo, concentrando, em um site, as principais notícias e tweets publicados. É o Sentibol, on-line desde o dia 10 de junho.
Além de concentrar as referências ao time (e à Seleção Brasileira, já que estamos em Copa), o aplicativo analisa os dados das notícias e das postagens, classificando o sentimento da torcida em relação a uma equipe específica. Buscando periodicamente por notícias e postagens (incluindo hashtags e nomes relacionados aos clubes), o Sentibol calcula o número de menções e determina quantas vezes elas foram positivas, negativas e neutras – e apresenta essa classificação por meio de gráficos.
Inscrevendo-se no site, é possível obter informações ainda mais detalhadas sobre cada um dos 24 times que a plataforma monitora atualmente. Para a cobertura da Copa do Mundo, também foi feita uma página especial sobre a Seleção Brasileira, disponível em: http://sentibol.com/team?name=Seleção+Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário