Pular para o conteúdo principal

CONSTRUÇÃO CIVIL: DESAFIOS PARA O SETOR EM 2015


A construção civil é um dos termômetros da economia. Quando o setor aponta números favoráveis é sinal de que a economia do País está andando em cima dos trilhos. No Brasil, com a estabilidade da última década, essa área deu um salto, mesmo com a crise mundial de 2008. Mas desde o ano passado tem perdido o fôlego, principalmente com a alta da inflação.  “Além de estar atrelada à economia, o setor tem outros desafios que precisam começar a ser vencidos”, comenta Rogério de Brito Cândido, diretor da Pavican, empresa da área de construção com sede em Varginha, no Sul de Minas Gerais.

Cândido cita dois grandes obstáculos. A primeira é a escassez de mão de obra qualificada. “De acordo com estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, três em cada quatro empresas afirmam ter dificuldade com a falta de mão de obra qualificada, o que representa 74% das companhias do setor. Isso é muito para um País que quer se tornar desenvolvido. Precisamos, urgente, mudar essa realidade. Acredito que a qualificação deva vir de uma educação especializada, através de cursos gratuitos”, diz o diretor da Pavican.

Já o segundo grande desafio é a inadequação às exigências de sustentabilidade, já que a área é uma das grandes responsáveis pela emissão de carbono e gases estufas na atmosfera. Dessa forma, é imprescindível para o futuro do setor uma adequação ao contexto do desenvolvimento sustentável. 

“Ainda existem outros desafios que dependem da boa vontade política para que sejam transpostos, como o excesso de burocracia e leis fiscais e trabalhistas que impedem o crescimento do setor da construção civil e de outros, como energia, exportações e varejo, por exemplo”, diz Cândido.

O diretor da Pavican acredita que os rumos políticos em 2015 acenam para mudanças positivas. De curto prazo, a recuperação econômica e grandes obras de infraestrutura – imprescindíveis para o desenvolvimento do País –, devem alavancar novamente o setor a partir do ano que vem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho