Pular para o conteúdo principal

IMPASSE VIVIDO PELO BRASIL NA POLÍTICA MOTIVA DEBATE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Crise foi avaliada por pesquisadores do Instituto de Ciências Humanas e Letras



A comunidade universitária da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) lotou o auditório Doutor João Leão de Faria para o debate sobre a atual crise política no país, organizado pelo Instituto de Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

“Crise política: golpe ou renovação” foi o tema do evento que reuniu pesquisadores das áreas de Ciência Política, Sociologia, História e Letras da Instituição.

A iniciativa teve por objetivo construir entendimentos sobre as possíveis consequências do impasse vivido pelo Brasil, numa tentativa de apontar para questões diretamente relacionadas à preservação e aprofundamento da democracia brasileira tais como corrupção, papel da mídia, legalidade democrática, entre outros.

Durante o debate, os participantes traçaram um paralelo entre a crise atual e a ditadura, resgatando fatos históricos que marcaram o Brasil e também o Chile, no período ditatorial militar daquele país. 

Conforme avaliação da professora do curso de História, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, a história não se repete, porém, estratégias demonstram a cultura política autoritária presente na história brasileira.

O professor do curso de Letras Ítalo Oscar Riccardi, nascido no Chile, fez uma referência entre  elementos presentes na crise atual da política brasileira e o quadro político do Chile, no início da década de 1970.

De acordo com o professor de Ciência Política, Sandro Amadeu Cerveira, diretor do ICHL, não há risco da cultura política autoritária no Brasil se manifestar por meio de um golpe militar, no entanto, o docente observou que nos últimos anos, o Legislativo e o Executivo acabaram se omitindo na regulamentação de temas polêmicos,  por receio da reação da base eleitoral; função então assumida pelo Judiciário. 

Segundo análise do pesquisador, a crescente judicialização da política coloca em risco a institucionalidade democrática.

“A ficção da imparcialidade no Judiciário” foi abordada pelo professor Lucas Cid Gigante do curso de Ciências Sociais, que na oportunidade, citou que há um trânsito cotidiano entre os sujeitos do Judiciário e da esfera política, afastando a ideia de descolamento das relações sociais.

O professor Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, do curso de História, comentou que a crise político-institucional no Brasil não é específica e tem sido vivenciada por outros países da América Latina. 

Lembrando a ascensão e queda de governos eleitos a partir de coalizões, estratégia fundamental para que partidos de esquerda chegassem ao poder na América Latina, o pesquisador afirmou que essa característica justifica por que parte dos projetos enraizados em suas origens não foi colocada em prática.

Para Rafael Nunes, apesar da inserção do Brasil no contexto latino-americano, há especificidades em cada caso e, que, portanto, as soluções não são iguais para esses países.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho