Pular para o conteúdo principal

RÚSSIA VAI INAUGURAR TELESCÓPIO EM MINAS GERAIS

Equipamento russo será o mais avançado e com visão mais abrangente em operação no país

Por Redação SIMI
Belo Horizonte

A Rússia vai invadir Minas Gerais! O país está construindo, desde novembro do ano passado, um telescópio na cidade de Brazópolis, no Sul de Minas. O equipamento começa a operar já no fim deste mês e vai monitorar lixo espacial e diagnosticar possíveis colisões com a Terra.

A instalação é uma parceria assinada entre a Agência Espacial Russa, que se comprometeu com um investimento estimado de R$ 10 milhões, e o Brasil, que vai oferecer a estrutura para operação do equipamento, além de arcar com custos de energia, internet e outros.

O telescópio será instalado no Observatório do Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). A posição geográfica do local contribuiu para a escolha russa. Os telescópios no Brasil e na Rússia, em conjunto, possibilitarão a captura de imagens complementares.

Para o Brasil, um dos benefícios da parceria é permitir que o país se prepare melhor para o lançamento de satélites, já que terá dados detalhados sobre percursos de lixo espacial. Atualmente, para colocar um novo equipamento em órbita, o Brasil precisa seguir recomendações da Nasa, agência americana, que não fornece informações detalhadas.

As imagens geradas pelo telescópio vão contribuir com a pesquisa brasileira e todos os dados e fotos ficarão disponíveis para a comunidade científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...