Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ FOMENTO PARA PESQUISA


O Governo de Minas Gerais quer fomentar a pesquisa na agricultura familiar. Para tanto, promove, até hoje, sexta-feira, 31, em Belo Horizonte, o seminário “Dialogar para Transformar – Diretrizes para apoio a pesquisa em Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana e Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais”.

A ideia é aproximar a ciência à produção orgânica, garantindo a participação de pesquisadores, agricultores familiares e extensionistas na definição de linhas de pesquisa a serem apoiadas, por meio de editais e chamadas públicas.

“Temos uma missão de promover o desenvolvimento rural sustentável de Minas Gerais e, para isso, precisamos de pesquisa para quebrar barreiras e fortalecer ainda mais a agroecologia, nossas sementes crioulas e o combate ao agrotóxico”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo (PT), ao participar da abertura do seminário, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Além da Seda e da Fapemig, integram o seminário representantes de outros órgãos governamentais, como Epamig, Emater-MG, CVT-MG e Embrapa, além de organizações como a Fetaemg, AMA (Articulação Mineira de Agroecologia), AUÊ (Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG) e Comboio Agroecológico Sudeste.

A proposta é que ao final do seminário seja produzida uma carta com as proposições das instituições participantes para viabilizar o fomento à pesquisa, previsto na Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída em 2014.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, o seminário é uma oportunidade de diálogo com todos os setores que carecem de Ciência e Tecnologia (C&T).

“A agricultura familiar é uma das mais importantes atividades da nossa economia. Queremos ouvir o segmento para identificar os pontos em que o avanço tecnológico possa fazer a diferença”, disse.

A iniciativa do seminário partiu do Comitê Gestor do Programa de Apoio a Produção e Beneficiamento do Pequi e Demais Frutos do Cerrado, da Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia, dos Centros de Vocação Tecnológicas em Agroecologia e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais (Cedraf-MG).

A presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Irene Maria Cardoso, afirmou que é preciso que o setor de pesquisa escute 'todas as vozes'. “Este seminário é emblemático e um importante esforço para avançar na área da agroecologia”, completou. 

Também participaram da abertura oficial o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque , o presidente da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG),  Glenio Martins, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, e o coordenador executivo do Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata da AMA, Glauco Regis Florisbelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho