terça-feira, 18 de julho de 2017

DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS FARÁ ATENDIMENTO REMOTO A ADVOGADOS

Iniciativa, por meio do aplicativo Skype, é do desembargador José Arthur Filho
 
Uma medida aparentemente simples, mas de importante alcance social, será inaugurada pelo desembargador José Arthur Filho, integrante da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Geris (TJMG): o uso do aplicativo Skype, no gabinete dele, para o atendimento remoto a advogados.
 
A medida cria um canal rápido e direto entre o magistrado e esses profissionais, gerando economia de tempo e dinheiro e ampliando o acesso pleno à Justiça.
 
O canal via Skype estará à disposição dos advogados, que, ao invés de se deslocar até o TJMG para entrega de memoriais e audiência com o desembargador, poderão optar pela via on line.
 
“Dada a dimensão continental de Minas Gerais e mesmo do Brasil, e, desta forma, sistematicamente, recebendo advogados das mais distantes localidades para audiências de apenas cinco ou dez minutos, nos veio a ideia de facilitar essa interlocução lançando mão de uma ferramenta barata, simples e acessível a todos os profissionais do direito, que é o Skype”, conta o magistrado.
 
Além de proporcionar economia de tempo e dinheiro aos advogados, e celeridade nos atendimentos, o desembargador avalia que a ferramenta “terá o condão de democratizar esse atendimento, uma vez que os advogados mais simples, que patrocinam demandas menos expressivas, como aquelas ligadas à justiça gratuita, poderão, com a medida, ter acesso a esse atendimento remoto, o que atualmente não é viável, pois hoje as audiências são realizadas somente na forma presencial”.
 
Uma consequência imediata da medida será a aproximação entre o Tribunal mineiro e o jurisdicionado, “criando um canal de colaboração com o advogado e a própria parte, com o que ficam prestigiados e exaltados os princípios da economia, celeridade e eficiência, hoje tão reclamados pela sociedade”, acrescenta o desembargador. Ao longo do tempo, o número de audiências realizadas e a economia de tempo e financeira proporcionados pela ferramenta serão medidos. O objetivo é gerar “um diagnóstico objetivo e preciso da eficiência deste novo ‘canal de voz’, bem assim a satisfação dos usuários quanto a este moderno serviço”, conta o magistrado.
 
Pioneirismo em Minas
Pioneira em Minas, a portaria do gabinete do desembargador José Arthur Filho que instituiu o atendimento a advogados via Skype foi inspirada em experiências anteriores, adotadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMG).
 
No Judiciário matogrossense, a inovação partiu da desembargadora Clarice Claudino da Silva, que vem adotando a ferramenta desde 26 de junho último. “Boas ideias precisam ser replicadas”, observa o desembargador José Arthur Filho.
 
O magistrado ressalta que a adoção da ferramenta pelo gabinete dele não acaba com o atendimento presencial, que continuará acontecendo.
 
da assessoria do TJMG
 
“Apenas amplia a possibilidade de comunicação minha com os advogados, em prol de uma prestação jurisdicional mais efetiva, célere e moderna”, conclui.

Nenhum comentário: