terça-feira, 29 de agosto de 2017

HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM QUADRINHOS

Projeto da Universidade Federal de Ouro Preto usa quadrinhos para promover a divulgação científica
 
O Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas (LEDS), da Universidade Federal de Ouro Preto, lança na próxima quinta-feira, 31, o livro “Astronomia e Mecânica Clássica”.
 
Este é o primeiro volume da série “História da Ciência em Quadrinhos”, que se utiliza do entretenimento para uma ação pedagógica. A equipe é composta por docentes e estudantes do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA, em João Monlevade.

O objetivo da publicação é a disseminação de recursos didáticos para despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pela Ciência.
 
Para isso, o projeto criou um livro, em formato de história em quadrinhos, que conta a história de Izzy e Lis, jovens cientistas que criam uma máquina do tempo e têm encontros com cientistas famosos da história, como Galileu Galilei e Isaac Newton.

A expectativa é que a narrativa lúdica e de linguagem simples de HQ possa atrair o interesse de crianças e jovens pela leitura e pelos assuntos relacionados às ciências.
 
Os conteúdos abordados nas histórias estão disponíveis para uso nas escolas de educação básica, como ponte para outros recursos e materiais.
 
“Futuramente, disponibilizaremos materiais de apoio ao professor, com orientações para aulas e atividades", antecipa o professor Tiago Lima, um dos coordenadores do projeto.

O projeto é liderado pelos professores Sávio Corrêa e Tiago Lima e conta com a colaboração dos alunos Breno Barbosa, Camila Araújo, Josiane Ferreira e Larissa Perdigão.
 
O processo criativo é desenvolvido por toda a equipe do projeto, o que contribui para a maior diferenciação das contribuições.
 
Tiago Lima considera que "essa tem sido uma experiência fantástica para todos nós, e será ainda mais gratificante quando os livros chegarem às bibliotecas das escolas, quando tivermos o feedback dos alunos e professores".

O primeiro volume aborda Astronomia e Mecânica Clássica e incluiu a realização de um desafio (www.hqhc.com.br), com premiação para os vencedores.
 
Foram produzidos 600 livros na primeira tiragem, com o uso integral do recurso investido por intermédio da campanha de financiamento coletivo. Parte dos livros será doada para escolas públicas da região e o restante entregue aos 253 apoiadores do financiamento.

LANÇAMENTO DO LIVRO - O evento ocorrerá no dia 31 de agosto de 2017, às 17h30, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campus João Monlevade, rua Trinta e Seis, 115, Bairro Loanda. Mais informações: www.leds.ufop.br/hqciencia
 
da assessoria UFOP

Nenhum comentário: