sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

GM ANUNCIA CARRO AUTÔNOMO SEM VOLANTE E SEM PEDAIS PARA 2019

Carro terá câmeras e radares articulados para detectar pedestres, ciclistas, sinais de trânsito, espaços livres e outros veículos em movimento
Interior do Cruise AV, da GM

O desenvolvimento de carros autônomos está cada vez mais presente no mercado automobilístico. Empresas como Tesla, Alphabet, Uber e Apple já estão em estágios avançados no desenvolvimento de tecnologias autônomas. 

Para não correr o risco de perder espaço no mercado, marcas mais antigas também estão investindo na criação de carros capazes de transitar sem motorista.

Seguindo a tendência, a General Motors (GM) anunciou que a quarta geração de seu veículo elétrico, o Cruise AV, será autônomo e não terá controles manuais como pedais e volante. 

Até o momento, algumas empresas já lançaram carros autônomos, mas todos os modelos tinham volantes e pedais, caso o controle manual precisasse ser utilizado. O Cruise AV da GM deve ser o primeiro a ser lançado sem esta opção.

Outra diferença é que a comunicação entre o usuário e o veículo será por meio de botões. O carro tem 16 câmeras capazes de detectar pedestres, ciclistas, sinais de trânsito e espaços livres e 21 radares articulados que servem para identificar outros veículos em movimento. Além disso, possui uma série de sensores para detectar objetos em volta do carro.

A fabricante afirmou ter pedido ao governo americano uma autorização para que o veículo já possa circular em 2019. A ideia é utilizar uma frota do carro em serviços de transporte, algo parecido com o que é feito pela Uber.

A GM pretende lançar até 20 carros elétricos nos próximos seis anos. Em 2016, a empresa investiu US$ 500 milhões de reais na Lyft, demonstrando o interesse de trabalhar no desenvolvimento dos carros autônomos. E no ano passado, a GM comprou a Strobe, startup de carros autônomos.

da redação SIMI

Nenhum comentário: