Pular para o conteúdo principal

LAVRENSE TOMA POSSE COMO VICE-REITOR DA UNIFAL-MG

Professor Alessandro Costa Pereira é irmão do ex-prefeito e ex-reitor da UFLA, Silas Costa Pereira
Novo vice-reitor atua na universidade há 21 anos

O DNA bem sucedido na área educacional parece ser uma vocação nata da família Costa Pereira, de Lavras, no Sul de Minas. Silas Costa Pereira, antes de ser prefeito de Lavras e ter passagens como gestor em órgãos públicos de Minas, entrou para a história do setor educacional da cidade. 

Professor universitário, foi diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e posteriormente o primeiro reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao deixar a universidade pública, foi também diretor-geral do campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida. 

Agora é a vez de seu irmão, Alessandro Antônio Costa Pereira, seguir os mesmos passos. Na última quinta-feira, 22, ele tomou posse como novo vice-reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o segundo cargo mais alto na hierarquia da instituição pública.

Professor Alessandro Costa Pereira, formado em odontologia em 1987 e professor titular da UNIFAL-MG desde 2017, faz parte da equipe dirigente da universidade que tem como novo reitor o professor Sandro Amadeu Cerveira.

Ao apresentar sua equipe de gestores para os próximos quatro anos, ao lado do vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, a quem deu posse na mesma solenidade, o novo reitor, professor Sandro Cerveira, ressaltou que pela 1ª vez há pró-reitores e pró-reitoras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha e de diferentes áreas do conhecimento da UNIFAL-MG: “Sabemos que representatividade importa e trabalharemos para que todos os setores e campi se sintam representados na gestão”

Mais de 300 pessoas participaram do evento e prestigiaram a interpretação do hino nacional pela discente Marina Rosa, que foi acompanhada pelo músico Luís Cláudio Ribeiro (Casquídeo), e a homenagem da Orquestra Popular da UNIFAL-MG ao reitor e vice-reitora cessantes, professor Paulo Márcio e professora Magali Benjamim de Araújo.

Membros da família Costa Pereira prestigiando a posse do reitor e vice da UNIFAL-MG

Na oportunidade de sua posse, o novo vice-reitor, professor Alessandro Costa Pereira, parabenizou a gestão anterior da UNIFAL-MG que tanto a engrandeceu nos últimos oito anos e lembrou sobre os desafios que o novo reitorado enfrentará: “O Ensino Superior, está a todo o momento em evidência, porém, cabe a nós, seus atores, mantê-lo sobre os holofotes das grandes e necessárias ações para o avanço e melhoria da nossa sociedade. Precisamos elevar o número de alunos matriculados a cada ano nos ensinos de graduação e pós-graduação, aprimorar e dinamizar a pesquisa de excelência, tornar seus resultados acessíveis e integrar o conhecimento com a sociedade, por meio das ações de extensão. Temos que atuar com firmeza e eficácia na sublime missão de inclusão e assistência aos estudantes, e respeitar e valorizar as diversidades.”, disse o professor que atua na universidade há 21 anos.

O professor Alessandro Antônio Costa Pereira, além de Silas Costa Pereira, tem como irmãs/irmãos Sara, Sônia, Solange, Sérgio, Saulo e Claúdio (já falecido), todos filhos do saudoso comerciante lavrense Paulo Costa Pereira e da senhora Iracema Carvalho Pereira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.