Empreendimentos tiveram orientações via Projeto Minas Franquia
Bece Gourmet, de Lavras
Seis pequenas empresas mineiras que estreiam no mercado de franchising vão lançar suas marcas na próxima quinta-feira, 26, em Varginha, no Sul de Minas.
Os franqueadores Aloha Açaí (Varginha), Bece Gourmet (Lavras), Ipecont (Varginha), Má Cherie Creperia (Varginha), Master Plan (Itajubá) e Ortho Clínicas (Ilicínea) foram graduados pelo Projeto Minas Franquia, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para informações e confirmação de presença, basta ligar para (35) 3690.5100 ou enviar email para varginha@sebraemg.com.br.
O Minas Franquia objetiva fomentar o sistema de franchising em Minas Gerais e estruturar micro e pequenas empresas com potenciais de crescimento para que possam tornar-se franqueadoras, propiciando oportunidades de expansão.
As empresas receberam suporte do Sebrae Minas durante o processo de preparação da documentação exigida pela legislação, além de cursos e consultorias.
“A atuação do Sebrae Minas junto a essas empresas cria uma base para a implantação, operação e gestão de uma rede franqueadora. Ao longo desse processo, verificamos a qualidade da gestão, dos produtos e da padronização dos processos internos, visto que os empreendimentos envolvidos no programa precisam ser bem estruturados para suportar o crescimento em espiral proporcionado pelo franchising”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.
O projeto formou, em sete anos, 97 franqueadoras no estado, 17 delas do Sul de Minas. No mesmo período, 185 franquias foram vendidas em todo o estado, em transações que somam cerca R$ 11 milhões.
Mercado promissor
Segundo a ABF, o mercado de franquias em Minas Gerais faturou R$ 12 bilhões em 2017, um crescimento de 8.4% em relação ao ano anterior.
O mercado mineiro cresceu 12% em número de redes, atingindo o patamar de 530 marcas em operação. Além disso, Minas expandiu em 10% o número de unidades, com 7.319 pontos de venda.
O estado é, ainda, o quarto estado em número de empresas franqueadoras e o terceiro em unidades de franquias em operação.
Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Em todo o país, os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas são Saúde, Beleza e Bem-Estar (23,4%), Alimentação (21,9%) e Serviços Educacionais (14,9%).
“O mercado mineiro de franquias refletiu a maturidade do setor no Brasil, ao manter-se em crescimento, mesmo enfrentando a mais longa recessão já ocorrida no país. Por acompanhar de perto o franchising em Minas Gerais, vejo que franqueadores e franqueados fizeram sua lição de casa, melhorando a eficiência das operações e estão melhor preparados para o novo ciclo de desenvolvimento que está se iniciando. Podemos dizer que estamos numa curva ascendente de desenvolvimento”, afirma a diretora regional da ABF Minas, Danielle Van Straten.
por Luciana Trindade - da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário