Pular para o conteúdo principal

FLAGRANTES DA LEI SECA AUMENTAM EM CIDADES PEQUENAS DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Interiorização das ações da Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, que no fim de semana aconteceram em 53 cidades, mudam a rotina de quem bebe e dirige no interior

O fim de semana de blitze integradas da Lei Seca em Minas Gerais terminou com 3.459 motoristas abordados por ações da Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, em 53 municípios de todas as regiões do estado.

Cidades até então com pouca rotina de abordagens diferenciadas contra a mistura álcool e direção, como Várzea da Palma, Entre Rios de Minas, Antônio Carlos e Ouro Branco, por exemplo, tiveram motoristas conduzidos por crimes de trânsito, por estarem, segundo teste do bafômetro, com nível de álcool no sangue acima de 0,34 miligramas por litro de ar expelido (ver quadro abaixo).

De acordo com a legislação, esses flagrados em crimes de trânsito têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida, pagam multa de R$ 2.934,70 e sofrem processo criminal.

Na avaliação da coordenadora do setor de trânsito da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Christiane Aguiar, o aumento de operações em cidades de pequeno porte, onde até então não se tinha rotina de blitze específicas de Lei Seca - apenas abordagens policiais que poderiam resultar em multas e flagrante - deve aumentar os flagrantes de motoristas pela campanha em geral, “mas provocar, também, com o passar do tempo, mudanças de comportamentos do motorista das cidades de menor porte do interior”.

Outras cidades de médio porte, como Montes Claros, Uberlândia e Divinópolis, também contaram com ações e seguem com alto número de abordagens.

Neste fim de semana, os profissionais de Montes Claros, no Território Norte, pararam o maior número de motoristas em blitze: 395. Em Aimorés, no Vale do Rio Doce e com 24 mil habitantes, foram abordados 252 condutores.

Já na capital, 126 motoristas foram parados em blitze da campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida. Desse total, 22 foram flagrados por infrações de trânsito, quando teor alcóolico acusado no bafômetro está entre 0,05 e 0,33, e cinco por crime.

Ainda em Belo Horizonte, houve participação de militares do Corpo de Bombeiros Militar, em ações educativas. Eles distribuíram materiais informativos alertando para os riscos da mistura álcool e direção na ação realizada no entroncamento das BRs 356 e 040. 

Na avaliação dos resultados das 53 cidades durante o fim de semana, além dos 3.459 abordados, foram flagrados 113 motoristas por infração de trânsito, 19 por crimes, e 147 inabilitados.

Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida
A Campanha “Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida” foi implementada pelo Governo de Minas Gerais com foco principal na fiscalização e combate a alcoolemia. Também são checadas outras questões que podem contribuir com a segurança dos mineiros e com a segurança das vias, como a habilitação dos condutores, quem são e se tem impedimentos na Justiça, aspectos de conservação e manutenção dos veículos, entre outros pontos.

A campanha tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Integração, e conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Rodoviárias Estaduais e Federais, BH Trans e Guardas Municipais de cidades parceiras.

Vale ressaltar que balanço divulgado recentemente pela Sesp mostra um crescimento de 43% nas abordagens de motoristas em blitze de Lei Seca pelas polícias, assim como uma queda de 24% no número de condutores flagrados cometendo crimes de trânsito.

Ações do último fim de semana – “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”

CIA MAT
ABORDADOS
INABILITADOS
INF. EMB.
CRIME
PARCEIROS
PRF
35
0
6
0
PC/ CBM
BPTRAN - BH
40
1
7
3
PC/GMBH/ BHTRANS/ CBM
BPMRv
51
0
9
2
PC/ CBM
Contagem
81
4
4
0
PC
Betim (RISP 2 – Contagem)
40
0
5
0
PC
Ribeirão das Neves (RISP 2 – Contagem)
38
0
0
1
PC
Santa Luzia (RISP 3 – Vespasiano)
42
1
0
0
PC
Nova Lima (RISP 3 – Vespasiano)
34
0
3
0
PC
Juiz de Fora
79
1
2
0
PC
Ubá (RISP 4 – Juiz de Fora)
22
0
0
1
PC
Além Paraíba (RISP 4 – Juiz de Fora)
29
1
0
0
PC
Carangola (RISP 4 – Juiz de Fora)
93
1
0
0
PC
Dona Eusébia (RISP 4 – Juiz de Fora)
39
1
0
0
PC
Muriaé (RISP 4 – Juiz de Fora)
40
2
1
1
PC
Iturama (RISP 5 – Uberaba)
73
2
5
0
PC
Lavras
25
1
1
0
PC
Varginha (RISP 6 – Lavras)
53
3
0
0
PC
Três Pontas (RISP 6 – Lavras)
55
1
4
0
PC
Divinópolis
68
3
0
0
PC
Bom Despacho (RISP 7 – Divinópolis)
25
0
1
1
PC
Aimorés (RISP 8 – Gov. Valadares)
252
4
3
0
PC
Uberlândia
85
23
2
0
PC
Araguari (RISP 9 – Uberlândia)
55
0
1
1
PC
Patos de Minas
81
2
4
1
PC
Lagoa Formosa (RISP 10 – Patos de Minas)
35
0
0
0
PC
Patrocínio (RISP 10 – Patos de Minas)
30
1
0
0
PC
Monte Carmelo(RISP 10 – Patos de Minas)
48
2
0
0
PC
Montes Claros
395
4
3
1
PC
São Francisco (RISP 11 – Montes Claros)
30
4
0
0
PC
Januária (RISP 11 – Montes Claros)
76
2
2
0
PC
Januária (RISP 11 Montes Claros)
60
0
0
0<
...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...