Pular para o conteúdo principal

CENSO INVESTIGA JACARÉS DA PAMPULHA


O município de Belo Horizonte abriu licitação para realizar um censo populacional e relatório situacional dos jacarés que vivem no local. Além deste estudo, os trabalhos  de manejo das capivaras continuam, com mais de 50% dos animais já esterilizados e tratados com carrapaticida. 

A novidade sobre os répteis foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), de 21 de agosto, com a abertura de licitação para contratar uma empresa interessada em realizar o serviço.

O objetivo do estudo é saber quantos animais são, a faixa etária, a espécie dominante, os locais de reprodução, além da interação com outros espécimes e com o ecossistema. 

De acordo com o gerente de defesa dos animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Leonardo Maciel, a proposta é avaliar o impacto ambiental da presença desses animais. O trabalho deverá ser desenvolvido em quatro meses a partir da data de assinatura do contrato com a empresa.

A entidade contratada fará avaliações visuais diurnas e noturnas, além de inspeção e mapeamento de ninhos, com a entrega de relatórios mensais dos resultados à Secretaria. 

Ao fim do período, será produzida uma avaliação final com respostas a itens previamente definidos, como por exemplo: nome da espécie de jacaré presente no local e registros fotográficos; número de ninhos e locais de maior incidência; censo populacional e riscos para a prática de esportes náuticos.

Leonardo revela que, a princípio não há intenção ou necessidade de retirada dos animais, e o que se pretende no momento é um estudo com fins de conservação e cuidados com o meio ambiente. Ainda de acordo com o gerente, o monitoramento dos animais será feito por meio de visitas de barco à lagoa, mapeamento por GPS dos locais de reprodução dos animais e fotos. 

“De antemão, sabemos que esta espécie, que é a provável jacaré-do-papo-amarelo, não oferece risco a humanos. São animais que medem em torno de dois metros e não atacam pessoas, se alimentando de peixes, pequenas aves e tartarugas pequenas”, explica.

Após os resultados do estudo, será verificado se há um excesso populacional dos répteis. Se positivo, será proposto um plano de manejo junto ao IBAMA para o controle reprodutivo dos répteis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...