Pular para o conteúdo principal

DOCENTE DO CURSO DE LETRAS DA UNIFAL-MG LANÇA LIVRO SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DA LEITURA


O novo livro do professor Robson Santos de Carvalho, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), acaba de chegar ao mercado.

Trata-se do "Ensinar a Ler, Aprender a Avaliar: avaliação diagnóstica de habilidades", publicado pela Parábola Editorial.


"Este livro é fruto de minhas pesquisas ao longo dos últimos 18 anos, sobre o ensino da leitura e sobre a avaliação de leitura. Nele apresento um novo modelo de avaliação que poderá tornar o ensino e a aprendizagem mais eficazes", conta.

Indagando por que muitas das atividades de ensino e de avaliação de leitura, elaboradas e aplicadas por professores da educação básica, têm colaborado tão pouco com a formação de alunos leitores competentes, o autor diz que o livro é para quem se pergunta: "Para que serve a avaliação? Prova é o mesmo que avaliação? Exame e prova são a mesma coisa? O que fazer com a nota da prova?"

Segundo Robson dos Santos, a obra mostra como avaliar alunos de forma mais eficaz, justa e pedagógica, apresenta um modelo de avaliação que transformará sua sala de aula. 

"Com ele, você descobrirá o que seus alunos já sabem de fato (não apenas o quanto sabem) em diversos momentos do processo de ensino e o que ainda precisam saber", relata, acrescentando que a avaliação não é algo à parte do ato de educar. 

"Ela faz parte do ato pedagógico. É uma ação contínua, inseparável do ato educativo pelo simples fato de fazer parte dele. O professor educa quando avalia. Para isso, precisa saber o que, como, quando e com que finalidades avaliar."

As atividades de avaliação de leitura exemplificadas no livro buscam contribuir para a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura e para a construção da competência leitora dos alunos, um a vez que passarão a ser pensadas, elaboradas e executadas como avaliação diagnóstica de habilidades de leitura. 

"Quando um professor aprende a avaliar corretamente, ele começa a deslocar sua visão dos resultados finais para o processo, com isso, consegue melhorar o processo e chegará a melhores resultados finais. Isso ajuda os alunos na vida real, na vida escolar, nas avaliações nacionais e até nas avaliações internacionais em que, hoje, o Brasil só faz vergonha, infelizmente", encerra.

A obra será lançada durante um minicurso, que será ministrado pelo autor na UnB e, em breve, será divulgada a data de lançamento na UNIFAL-MG.

Os interessados em adquirir um exemplar do livro, acesse o site da editora, no link: https://www.parabolaeditorial.com.br/ensinar-a-ler

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...