sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DOCENTE DO CURSO DE LETRAS DA UNIFAL-MG LANÇA LIVRO SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DA LEITURA


O novo livro do professor Robson Santos de Carvalho, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), acaba de chegar ao mercado.

Trata-se do "Ensinar a Ler, Aprender a Avaliar: avaliação diagnóstica de habilidades", publicado pela Parábola Editorial.


"Este livro é fruto de minhas pesquisas ao longo dos últimos 18 anos, sobre o ensino da leitura e sobre a avaliação de leitura. Nele apresento um novo modelo de avaliação que poderá tornar o ensino e a aprendizagem mais eficazes", conta.

Indagando por que muitas das atividades de ensino e de avaliação de leitura, elaboradas e aplicadas por professores da educação básica, têm colaborado tão pouco com a formação de alunos leitores competentes, o autor diz que o livro é para quem se pergunta: "Para que serve a avaliação? Prova é o mesmo que avaliação? Exame e prova são a mesma coisa? O que fazer com a nota da prova?"

Segundo Robson dos Santos, a obra mostra como avaliar alunos de forma mais eficaz, justa e pedagógica, apresenta um modelo de avaliação que transformará sua sala de aula. 

"Com ele, você descobrirá o que seus alunos já sabem de fato (não apenas o quanto sabem) em diversos momentos do processo de ensino e o que ainda precisam saber", relata, acrescentando que a avaliação não é algo à parte do ato de educar. 

"Ela faz parte do ato pedagógico. É uma ação contínua, inseparável do ato educativo pelo simples fato de fazer parte dele. O professor educa quando avalia. Para isso, precisa saber o que, como, quando e com que finalidades avaliar."

As atividades de avaliação de leitura exemplificadas no livro buscam contribuir para a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura e para a construção da competência leitora dos alunos, um a vez que passarão a ser pensadas, elaboradas e executadas como avaliação diagnóstica de habilidades de leitura. 

"Quando um professor aprende a avaliar corretamente, ele começa a deslocar sua visão dos resultados finais para o processo, com isso, consegue melhorar o processo e chegará a melhores resultados finais. Isso ajuda os alunos na vida real, na vida escolar, nas avaliações nacionais e até nas avaliações internacionais em que, hoje, o Brasil só faz vergonha, infelizmente", encerra.

A obra será lançada durante um minicurso, que será ministrado pelo autor na UnB e, em breve, será divulgada a data de lançamento na UNIFAL-MG.

Os interessados em adquirir um exemplar do livro, acesse o site da editora, no link: https://www.parabolaeditorial.com.br/ensinar-a-ler

Nenhum comentário: