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ÍNDICE DE PANES SOMAM MAIS DE 85 MIL CASOS NA RODOVIA FERNÃO DIAS

 Em 2018, Arteris Fernão Dias foi acionada 238 vezes por dia para socorrer veículos com problemas

O balanço dos atendimentos realizados pela Arteris Fernão Dias revela que, em 2018, 85.765 veículos, que passaram pela rodovia, apresentaram algum tipo de problema durante a viagem. 

O dado mostra que houve aumento de aproximadamente 11% no total de panes, com relação ao ano de 2017. Ou seja, 10.234 casos a mais. Do montante de atendimento a panes, os veículos de categoria pesada (carretas, caminhões e ônibus) representam 44%. 

As principais falhas atendidas estão relacionadas a problemas mecânicos, elétricos, superaquecimento do motor, bateria descarregada, falta de combustível e pneus furados. Entre o socorro mais procurado está o mecânico, com total de 56.802 ocorrências, seguido do auxílio para pneu furado, com 6.647 chamados.

“Prestamos todo socorro necessário, mas continuamos alertando os usuários sobre a importância de verificar as condições dos veículos antes de seguir viagem. É fundamental checar a parte mecânica e elétrica, situação dos pneus e planejar o abastecimento. Falta de combustível é considerada infração de trânsito passível de multa e pontos na carteira do motorista”, explica o Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária.

Com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes ocasionados por falhas mecânicas e elétrica, a Arteris Fernão Dias realiza a campanha Serra Segura. Amanhã, quarta-feira, 23, a ação será realizada em Perdões, no km 679 – posto da PRF, dás 9h às 15h. A campanha fiscaliza as condições mecânicas e elétricas de carretas e caminhões que trafegam na rodovia. 

Nos atendimentos serão avaliados pneus, problemas nos sistemas de freios, suspensão, direção, lanternas e faróis. A concessionária disponibilizará mecânico que, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, irão verificar as condições dos veículos.

Atendimento da concessionária
Os atendimentos prestados pelas equipes da Arteris Fernão Dias funcionam 24 horas. A concessionária disponibiliza 14 guinchos leves, três guinchos médios/Munk, três guinchos pesados e três guinchos superpesados que operam na rodovia. 

Também fazem parte dos recursos operacionais de 12 ambulâncias de resgate e seis ambulâncias equipadas com UTI para atendimento pré-hospitalar de urgência. Mais 13 viaturas de inspeção de tráfego e veículos operacionais de apoio ao combate a incêndio que percorrem constantemente a rodovia.

O gerente de tráfego, José Carlos de Oliveira, reforça que a manutenção prévia do veículo evita atrasos na viagem. 

“O automóvel parado na rodovia pode causar um acidente. Assim, o resgate e o auxílio da concessionária representam segurança real para quem está na rodovia. O atendimento é feito da forma mais rápida possível, diminuindo o tempo de exposição dos usuários”, diz.

com Luiza Brunhara - da assessoria

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