quarta-feira, 10 de março de 2021

POLÍCIA DE MEIO AMBIENTE AGE RÁPIDO E RESGATA ANIMAL VÍTIMA DE MAUS TRATOS


O grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras recebeu informações relatando que uma cadela de pequeno porte havia sofrido várias lesões por agressões de sua proprietária e, posteriormente, teria sido jogada em um saco no caminhão de coleta de lixo, havendo testemunhas presenciais que confirmavam a situação, inclusive o companheiro da autora, o qual socorreu a cadela em um primeiro momento.

Assim, na manhã de hoje, quarta-feira, 10, uma equipe foi direcionada e obteve êxito no contato com a autora, a qual negou as afirmações, mas foi evasiva em explicar o que teria ocorrido para que o animal se lesionasse. Em análise prévia à cadela, notou-se um expressivo ferimento no globo ocular direito. 

Além do ato de maus tratos, na residência havia ainda um espécime de _Periquitão-Maracanã_ (Maritaca), animal este da fauna silvestre brasileira constante na lista (CITES), como espécies não necessariamente ameaçadas de extinção, mas cujo comércio deve ser controlado a fim de evitar usos incompatíveis com sua sobrevivência.

Como consequência, a conduta da autora configura o crime dos artigos 29 (ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização) e 32 (maus tratos a animais domésticos) da Lei 9605/1998, e responderá por tal prática na esfera penal, bem como infração administrativa estadual, sendo adotada as providências decorrentes.

Referente à cadela, após contatos, os militares obtiveram apoio do Parque Francisco de Assis, e a equipe daquela instituição recebeu o animal para tratamento, sendo avaliada previamente que infelizmente perderá o olho afetado.

A cidadania é uma prática que deve ser exercida em sua plenitude, e por meio de ações coletivas, deliberações participativas e democráticas se constrói um futuro melhor e ambientalmente mais equilibrado. Seja um cidadão participativo, ajude na construção de uma sociedade mais democrática, justa e preservacionista ambientalmente.

Para adoções de cães resgatados, doações e apoio, o Parque Francisco de Assis está localizado às margens da BR 265, km 341. É uma entidade sem fins lucrativos e mantido por voluntários. Seu propósito é de cuidar, oferecer abrigo e incentivar a adoção de animais abandonados. Demais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.parquefranciscodeassis.com.br

*Informações e imagens: Polícia de Meio Ambiente de Lavras

Nenhum comentário: