Pular para o conteúdo principal

EVOLUÇÃO E RETROCESSO: DIREITOS LGBTQI2+ É TEMA CENTRAL DE FÓRUM EM JUNHO

Evento organizado pelo Governo do Canadá em parceria com a ONG APOLGBT trará especialitas de Argentina, Brasil, Canadá e Chile para discutir tema

Nos dias 16 e 17 de junho de 2021, o Governo do Canadá por meio de suas representações diplomáticas no Brasil, Argentina e Chile, juntamente com a ONG APOLGBT – responsável pela Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – , vai realizar um Fórum Virtual de Direitos LGBTQ2+. O evento contará com a presença de ativistas, políticos e estudiosos dos quatro países, que discutirão a evolução dos direitos LGBTQ2+ na região, o aumento da presença de pessoas LGBTQ2+ no cenário político, além de falar sobre a invisibilização de pessoas LGBTQ2+ negras, portadoras de necessidades especiais e indígenas, e refletir sobre a força de trabalho e contribuição do público LGBTQ2+ na economia local.

Entre os palestrantes estão, J’net Ayayqwayaksheelth, pessoa indígena e dois espíritos, responsável pelo Royal Ontario Museum em Toronto, no Canadá; Kihmali Powell, diretor executivo da ONG Rainbown Railroad que acolhe refugiados LGBTQ2+ no Canadá; Daniela Castro, primeira pessoa trans a ocupar um cargo público na Argentina como Diretora da área de Política para Diversidade Sexual do Ministério da Mulher e Diversidade da Província de Buenos Aires; Glen Murray, ex-prefeito assumidamente gay da cidade de Winnipeg, no Canadá; Karen Atala, renomada ativista chilena e referência para o movimento LGBTQ2+ no país; entre outros.

O Canadá é reconhecido mundialmente como um dos países mais ativos em relação aos direitos das pessoas LGBTQ2+ e vê no fórum uma oportunidade de ampliar a discussão com países da região que enfrentam, muitas vezes, questões similares em diferentes esferas de suas sociedades seja no âmbito político, econômico ou social.

Para a Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May “o fórum será um importante mecanismo para a reflexão dos avanços, ou mesmo retrocessos, dos direitos LGBTQ2+ em nossos países e nos ajudará avaliar as medidas necessárias para ampliarmos nossas ações e discussões referentes aos direitos das pessoas LGBTQ2+ e buscar uma sociedade mais justa e igualitária. É necessário refletir sobre o passado e olhar para o futuro com diferentes perspectivas para melhor direcionar nossas ações em busca do respeito e igualdade. Discutir isso com países parceiros será extremamente importante para entendermos os desafios que nos cercam e avançar com o diálogo pela igualdade em toda a nossa região hemisférica.”, conclui.

A abertura do evento será às 10h do dia 16/06 e contará com a presença da Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, do Embaixador do Canadá na Argentina, David Usher e do Embaixador do Canadá no Chile, Michael Gort e a Secretária de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, Carla Carletto.

O evento será transmito ao vivo no canal do YouTube da ParadaSP www.youtube.com/c/ParadaSP e contará com tradução simultânea em português, inglês e espanhol, além de tradução em libras.

Programação:

Dia 1

16 de junho

Abertura oficial: 10h - 10h30

Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May

Embaixador do Canadá na Argentina, Michael Gort

Embaixador do Canadá no Chile, David Usher

Secretária de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, Carla Carletto

Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT, Cláudia Regina


Painel 1: Evolução dos Direitos LGBTQ2+ e estado atual

Horário: 10h30 – 12h

Participantes:

  • Esteban Paulón - Diretor executivo do Instituto de Políticas Públicas LGBT+ (Argentina)
  • Joël Dupuis – Ministério da Diversidade, Inclusão e Juventude (Canadá)
  • Karen Atala – Fundácion Iguales (Chile)

Moderação: Dindry Buck

 

Painel 2: Invisíveis

Horário: 14h – 15h30

Participantes:

  • Natasha Steinberg – Subsecretaria da Cidade de Buenos Aires (Argentina)
  • J'net Ayayqwayaksheelth – Royal Ontario Museum (Canadá)
  • Kihmali Powell – Rainbow Railroad (Canadá)
  • Javiera Zúñiga - ONG Movilh (Chile)
  • Juão Nyn – ator e escritor indígena potiguara (Brasil)

Moderação: Leandrinha Du’Art

 

Dia 2

17 de junho

Painel 1: LGBTs na política

Horário: 10h – 11h30

Participantes:

  • Daniela Castro - Diretora da área de Política para Diversidade Sexual do Ministério da Mulher e Diversidade da Província de Buenos Aires (Argentina)
  • Glen Murray  - Ex-prefeito de Winnipeg (Canadá)
  • Lorena Olavarría Baeza – Prefeita recém-eleita de Melipilla (Chile)
  • Deputado Thammy Miranda (Brasil)

Moderação: Babu Carreira

 

Painel 2: Pink Money

Horário: 14h – 15h30

Participantes:

  • Martina Ansardi -  ONG Contratá Trans (Argentina)
  • Márcia Rocha - TransEmpregos (Brasil)
  • Ricardo Gomes – Câmara de Comércio LGBT+ (Brasil)
  • Darrell Schuurman – Câmara de Comércio LGBT+ (Canadá)

Moderação: João Pedro Caleiro

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho