quinta-feira, 26 de agosto de 2021

TRANSPORTE COLETIVO: PREFEITURA DE ITAJUBÁ ACIONA MP PARA QUE EMPRESA CUMPRA CONTRATO


A Prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas, entrou com um requerimento no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para que a Expresso Valônia amplie o número de linhas e realize o atendimento de toda a população que necessita do transporte coletivo no município.

Segundo o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, a ação no Ministério Público tem como objetivo resolver a questão antes que seja necessária a judicialização do contrato. “Entramos com um requerimento no Ministério Público solicitando o auxílio desta instituição para uma audiência de mediação/conciliação. Esta é uma nova tentativa de solucionar o descumprimento do contrato pela Valônia”, informou o prefeito.

O Ministério Público age como fiscal da lei, atuando na intermediação de conflitos e na defesa do interesse coletivo.

Entenda o caso
Em 2020, a Prefeitura já havia notificado a Valônia com relação à redução do seu atendimento à população. Em janeiro de 2021, após a empresa pedir um reajuste da passagem para mais de R$ 8,00, o Prefeito nomeou uma comissão para avaliar o transporte público na cidade. Desde então, a Prefeitura vem fiscalizando a prestação do serviço oferecido pela Valônia, bem como analisando todos os detalhes do contrato com a empresa.

A comissão já se reuniu com representantes da Valônia solicitando informações importantes como custos, quantidade de linhas em operação, média de passageiros transportados, entre outras. A empresa solicitou à prefeitura o valor de R$ 276 mil por mês para que ela continuasse prestando o serviço na cidade. A prefeitura negou.

Com a notícia de redução de linhas, a Prefeitura de Itajubá enviou à empresa, no dia 30 de julho, uma notificação para que ela cumprisse o seu contrato com o município.

Nenhum comentário: