Pular para o conteúdo principal

SINDIEMG VAI REALIZAR SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DE POLO PIROTÉCNICO

Evento, que conta com o apoio da FIEMG, visa capacitar empresas para iniciar seus processos de internacionalização

O Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (SINDIEMG), com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), através do SENAI e do IEL, vai realizar o I Seminário de Promoção de Exportações do Polo Pirotécnico, no Centro-Oeste do Estado. 

O objetivo do evento é qualificar as empresas pirotécnicas do Polo para a exportação de fogos de artifício, sobretudo para o mercado externo, em especial o norte-americano.

Dados do SINDIEMG afirmam que o mercado internacional de fogos de artificio é praticamente dominado pelos fabricantes chineses, que concentram mais de 80% do mercado mundial. A maior parte das exportações da indústria mineira realizadas nos últimos 10 anos foi para apenas três países (Bolívia, Paraguai e Uruguai).

De acordo com o presidente do SINDIEMG, Magnaldo Geraldo Filho, essa participação ainda tímida da indústria pirotécnica mineira no comércio internacional motivou a realização do seminário, com intuito de capacitar as indústrias do Polo de Santo Antônio do Monte para buscarem oportunidades de negócios em outros países. 

“As oportunidades para exportação de fogos de artificio aos grandes países consumidores, como os Estados Unidos por exemplo, são gigantescas e podem representar um divisor de águas para o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte”, defendeu.

Segundo o coordenador do SINDIEMG, José Expedito do Amaral Júnior, para fazer a exportação de fogos de artificio é necessária adequação dos produtos às regras do país importador e atendimento às diretrizes internacionais para transporte. “É preciso criar um planejamento empresarial voltado para exportação por isso a importância desse seminário, que vai qualificar as empresas da região para que tenham acesso a informações suficientes para dar início a seus processos de internacionalização”, explicou.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a FIEMG, através do SENAI e do IEL, cumprem seu papel de indutores do desenvolvimento. “A Federação está atenta às necessidades dos diversos segmentos industriais do nosso estado e, em parceria com o SINDIEMG, estamos trabalhando para fortalecer o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte, que é tão relevante na geração de empregos e renda para a região”, afirmou o líder empresarial.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 14 de setembro, às 13h, na Câmara Municipal de Santo Antônio do Monte. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: contato@sindiemg.com.br ou pelo telefone: (37) 3281-2327. As vagas são limitadas.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...