Pular para o conteúdo principal

SINDIEMG VAI REALIZAR SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DE POLO PIROTÉCNICO

Evento, que conta com o apoio da FIEMG, visa capacitar empresas para iniciar seus processos de internacionalização

O Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (SINDIEMG), com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), através do SENAI e do IEL, vai realizar o I Seminário de Promoção de Exportações do Polo Pirotécnico, no Centro-Oeste do Estado. 

O objetivo do evento é qualificar as empresas pirotécnicas do Polo para a exportação de fogos de artifício, sobretudo para o mercado externo, em especial o norte-americano.

Dados do SINDIEMG afirmam que o mercado internacional de fogos de artificio é praticamente dominado pelos fabricantes chineses, que concentram mais de 80% do mercado mundial. A maior parte das exportações da indústria mineira realizadas nos últimos 10 anos foi para apenas três países (Bolívia, Paraguai e Uruguai).

De acordo com o presidente do SINDIEMG, Magnaldo Geraldo Filho, essa participação ainda tímida da indústria pirotécnica mineira no comércio internacional motivou a realização do seminário, com intuito de capacitar as indústrias do Polo de Santo Antônio do Monte para buscarem oportunidades de negócios em outros países. 

“As oportunidades para exportação de fogos de artificio aos grandes países consumidores, como os Estados Unidos por exemplo, são gigantescas e podem representar um divisor de águas para o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte”, defendeu.

Segundo o coordenador do SINDIEMG, José Expedito do Amaral Júnior, para fazer a exportação de fogos de artificio é necessária adequação dos produtos às regras do país importador e atendimento às diretrizes internacionais para transporte. “É preciso criar um planejamento empresarial voltado para exportação por isso a importância desse seminário, que vai qualificar as empresas da região para que tenham acesso a informações suficientes para dar início a seus processos de internacionalização”, explicou.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a FIEMG, através do SENAI e do IEL, cumprem seu papel de indutores do desenvolvimento. “A Federação está atenta às necessidades dos diversos segmentos industriais do nosso estado e, em parceria com o SINDIEMG, estamos trabalhando para fortalecer o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte, que é tão relevante na geração de empregos e renda para a região”, afirmou o líder empresarial.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 14 de setembro, às 13h, na Câmara Municipal de Santo Antônio do Monte. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: contato@sindiemg.com.br ou pelo telefone: (37) 3281-2327. As vagas são limitadas.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...