Pular para o conteúdo principal

CASOS DE MORCEGOS DIAGNOSTICADOS COM RAIVA ASCENDEM ALERTA EM TODO ESTADO

Extrema não diagnosticou nenhum caso deste vírus, mas cuidados já estão sendo tomados de forma redobrada

Segundo noticiado em 8 de agosto deste ano, mais um morcego diagnosticado com raiva foi capturado pela Prefeitura de Belo Horizonte, somado aos outros 14 morcegos que tiveram diagnósticos positivos para a doença na cidade. Dados confirmam ainda que em toda Minas Gerais, quatro pessoas faleceram vítimas da raiva em 2022, sendo os óbitos registrados em Bertópolis, localizado na região do Vale do Mucuri, ambos estão relacionados à mordedura de morcego.

O Centro de Controle de Zoonoses de Extrema quer intensificar uma força tarefa para prevenção da raiva, analisando os acidentes mais comuns no município, identificando quais bairros possuem raiva bovina, já que morcegos não os únicos transmissores da raiva. Partes dessas ações foram cumpridas com a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica, que aconteceu no decorrer dos meses de julho e agosto, concretizando a aplicação de 10.200 doses aos cães e gatos do município.

É necessário ainda intensificar a vigilância da raiva de forma integrada, unindo o setor da epidemiologia, Imunização e da Atenção Primária a Saúde e alicerçando também a atenção aos protocolos de pós-exposição adequados (em pacientes que tiveram acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva, principalmente morcegos e silvestres), além da educação em saúde na área rural (pra prevenção de acidentes) e por fim, orientar a população para não manipular animais silvestres.

Esses casos em Minas Gerais são eventos de alerta para que haja melhorias adequadas na Vigilância e nos tratamentos pós-exposição, aliados a medidas de prevenção de acidentes. Além disso, a população será orientada em relação à aparição de morcegos e animais silvestres, para não tentar alimentar ou capturar. Em caso de agressões e contato com animais potencialmente transmissores da raiva, a vítima deverá procurar atendimento nas unidades de saúde para o tratamento da pós-exposição, conforme protocolo.

Para obter mais informações ou tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone: (35) 3435-3438.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...