Pular para o conteúdo principal

OURO PRETO É A CIDADE MAIS PROCURADA POR TURISTAS QUE VISITAM MINAS GERAIS

Cidade também aparece como o destino em que os visitantes mais gostaram de conhecer

Na última sexta-feira, dia 25, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulgou os dados da pesquisa de demanda turística do estado. Os dados da pesquisa foram divulgados durante o lançamento da campanha "A liberdade mora em Minas", no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

A pesquisa demonstra que 29% dos visitantes viajam para mais de um destino em Minas Gerais, e os mais procurados são Ouro Preto, Tiradentes, Belo Horizonte, São João Del-Rei e a nossa vizinha Mariana. Ouro Preto também aparece no ranking de destinos que os visitantes mais gostaram de conhecer, seguido por Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São Tomé das Letras.

Ouro Preto têm se destacado na retomada do turismo, desde o mês de abril deste ano a cidade tem percebido o intenso fluxo de turistas na cidade. A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem trabalhado intensamente para o desenvolvimento da atividade no município, principalmente por meio da promoção do turismo cultural e a realização contínua de eventos que tem dado retorno positivo à cidade. Conforme dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - regional Ouro Preto), no mês de junho de 2022, a taxa de ocupação hoteleira foi de 60%; em julho, de 85%, sendo um aumento de aproximadamente 20%. Além disso, aos finais de semana, a taxa de ocupação foi de 100% em todo o mês de julho. O Inventário da Oferta Turística certifica que Ouro Preto possui cerca de 200 meios de hospedagem, incluindo sede e distritos, 2 mil unidades habitacionais e 5.200 leitos.

O estudo encomendado pelo Governo de Minas foi realizado durante o mês de julho, período de alta temporada, em que a circulação de turistas aumenta consideravelmente. Durante a pesquisa foram ouvidos cerca de 12 mil viajantes em 52 municípios. O objetivo da pesquisa foi entender o perfil de turistas que visitam cada destino do estado, seu perfil socioeconômico, motivações da visita, expectativas e consumo na região. Os dados ajudam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui https://www.observatorioturismo.mg.gov.br/?p=5313

A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro destaca o trabalho da pasta que comanda no desenvolvimento da atividade turística na cidade: “A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto vem trabalhando intensamente no fomento do turismo cultural, nós estamos em uma cidade que é a primeira a ser tombada patrimônio mundial, registrada nos livros da UNESCO no ano de 1980. 

Então, Ouro Preto além de sua riqueza e beleza natural, dispõe de cultura, de arte e é desta forma que nós viemos trabalhando o aumento do turismo: dinamizando, equipando, fomentando grupos culturais, corporações musicais, manifestações do nosso patrimônio imaterial, saberes, fazeres, sabores, valorizando os distritos, as riquezas das nossas comunidades para ampliar novas possibilidades para que o turista possa conhecer não só a sede do município, o Centro Histórico, como também as ricas oportunidades nas comunidades adjacentes.”

*Por Patrick de Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho