Pular para o conteúdo principal

SUSPEITA DE TENTATIVA DE GOLPE NA ELEIÇÃO DA UFLA


No dia 19 de dezembro de 2023, o colégio eleitoral da Universidade Federal de Lavras (UFLA), composto majoritariamente por membros dos conselhos superiores (CUNI, CEPE e Curadores), irá se reunir para definir os 3 nomes que serão encaminhados para o MEC para a indicação do novo reitor.

Embora não seja obrigatório pelo regimento da instituição, historicamente, o colégio eleitoral acata o resultado da consulta informal à comunidade universitária, que, neste ano, como já era esperado, elegeu os professores Scolforo e Jackson, como reitor e vice.

Para garantir que a vontade da comunidade universitária seja respeitada pelo presidente da república, o colégio eleitoral, historicamente, encaminha os nomes do Reitor e vice-reitor eleitos e de uma pessoa indicada pela chapa vencedora. Essa prática busca garantir que o nome escolhido pelo presidente da república faça parte do grupo político mais votado na consulta à comunidade.

Entretanto, neste ano, tivemos a inscrição dos dois candidatos derrotados na consulta à comunidade para a eleição no colégio eleitoral. A inscrição dos candidatos derrotados, principalmente o nome do Prof. Márcio Ladeira, levantou a “suspeita” de uma tentativa de desrespeito da decisão da comunidade universitária.

Embora tal ato seja antiético, imoral e, principalmente, antidemocrático, essa “suposta” estratégia para chegar à Reitoria não seria ilegal.

Apesar da “suspeita” de parte da comunidade universitária, nós NÃO acreditamos que o Prof. Márcio Ladeira irá manchar a sua trajetória na UFLA com uma tentativa de “Golpe”.

Além disso, o resultado da consulta à comunidade mostrou que 71% dos votantes não querem que o Prof. Márcio Ladeira seja o próximo reitor. A chapa vencedora foi a mais votada nas 3 categorias da comunidade universitária.

Isso nos faz acreditar que os membros do colégio eleitoral não irão colocar supostos interesses particulares acima da decisão do segmento que eles representam.

Nós acreditamos que os membros do colégio eleitoral irão honrar a grandeza da UFLA e o compromisso dessa instituição como exemplo de democracia e encaminhar para o presidente da república os 3 nomes indicados pela chapa vencedora: Prof. Scolforo, Prof. Jackson e Prof. Ana Paula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...